por Arquivo Edgard Leuenroth| 27/02/2019
Jornal de Borda é um periódico de arte contemporânea concebido e editado desde 2015 pela artista Fernanda Grigolin, com projeto gráfico de Lila Botter.
Nessa 6ª edição a capa faz referência às mulheres biografadas, que são em sua maioria anarquistas, e às greves conduzidas por algumas delas no século passado.
No interior do Jornal de Borda se encontram dois fac-símiles de periódicos editados por mulheres anarquistas nos anos 1920: O Nosso Jornal (edição única de 1923) e o número três de Nuestra Tribuna (1922). Eles cruzam o jornal mas podem ser retirados e olhados em sua integridade. Algo próximo ao que foi feito na quarta edição, quando foi editado o fac-símile de “A Plebe”, pesquisado e escaneado no AEL (Arquivo Edgard Leuenroth) em 2017 pela artista.
O Nosso Jornal foi restaurado pela seção de preservação do AEL eNuestra Tribuna foi pesquisado no Centro de Documentación e Investigación de la Cultura de Izquierdas (CeDInCI – Universidad Nacional de San Martín), no entanto, por sermos o único arquivo a ter uma cópia física de um dos números do periódico, a artista optou por trazer o número 03 na íntegra. Além de AEL e CeDinCi, o CEDEM/Unesp e a Casa del Ahuizote – Cidade do México e Cinemateca Brasileira são fontes de documentos e imagens da edição de páginas do Borda.
Mais informações sobre o Jornal de Borda pelo email: jornaldeborda@gmail.com
agência de notícias anarquistas-ana
O Tempo cochila
em tardes quentes de sol
no banco da praça.
Lena Jesus Ponte
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!