
por Arquivo Edgard Leuenroth| 27/02/2019
Jornal de Borda é um periódico de arte contemporânea concebido e editado desde 2015 pela artista Fernanda Grigolin, com projeto gráfico de Lila Botter.
Nessa 6ª edição a capa faz referência às mulheres biografadas, que são em sua maioria anarquistas, e às greves conduzidas por algumas delas no século passado.
No interior do Jornal de Borda se encontram dois fac-símiles de periódicos editados por mulheres anarquistas nos anos 1920: O Nosso Jornal (edição única de 1923) e o número três de Nuestra Tribuna (1922). Eles cruzam o jornal mas podem ser retirados e olhados em sua integridade. Algo próximo ao que foi feito na quarta edição, quando foi editado o fac-símile de “A Plebe”, pesquisado e escaneado no AEL (Arquivo Edgard Leuenroth) em 2017 pela artista.
O Nosso Jornal foi restaurado pela seção de preservação do AEL eNuestra Tribuna foi pesquisado no Centro de Documentación e Investigación de la Cultura de Izquierdas (CeDInCI – Universidad Nacional de San Martín), no entanto, por sermos o único arquivo a ter uma cópia física de um dos números do periódico, a artista optou por trazer o número 03 na íntegra. Além de AEL e CeDinCi, o CEDEM/Unesp e a Casa del Ahuizote – Cidade do México e Cinemateca Brasileira são fontes de documentos e imagens da edição de páginas do Borda.
Mais informações sobre o Jornal de Borda pelo email: jornaldeborda@gmail.com
agência de notícias anarquistas-ana
O Tempo cochila
em tardes quentes de sol
no banco da praça.
Lena Jesus Ponte
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?