Jornal de Borda nº 6: mulheres anarquistas e os fac-símiles de periódicos do AEL

por Arquivo Edgard Leuenroth| 27/02/2019

 Jornal de Borda é um periódico de arte contemporânea concebido e editado desde 2015 pela artista Fernanda Grigolin, com projeto gráfico de Lila Botter.

Nessa 6ª edição a capa faz referência às mulheres biografadas, que são em sua maioria anarquistas, e às greves conduzidas por algumas delas no século passado.

No interior do Jornal de Borda se encontram dois fac-símiles de periódicos editados por mulheres anarquistas nos anos 1920: O Nosso Jornal (edição única de 1923) e o número três de Nuestra Tribuna (1922). Eles cruzam o jornal mas podem ser retirados e olhados em sua integridade. Algo próximo ao que foi feito na quarta edição, quando foi editado o fac-símile de “A Plebe”, pesquisado e escaneado no AEL (Arquivo Edgard Leuenroth) em 2017 pela artista.

O Nosso Jornal foi restaurado pela seção de preservação do AEL eNuestra Tribuna foi pesquisado no Centro de Documentación e Investigación de la Cultura de Izquierdas (CeDInCI – Universidad Nacional de San Martín), no entanto, por sermos o único arquivo a ter uma cópia física de um dos números do periódico, a artista optou por trazer o número 03 na íntegra. Além de AEL e CeDinCi, o CEDEM/Unesp e a Casa del Ahuizote – Cidade do México e Cinemateca Brasileira são fontes de documentos e imagens da edição de páginas do Borda.

Mais informações sobre o Jornal de Borda pelo email: jornaldeborda@gmail.com

agência de notícias anarquistas-ana

O Tempo cochila
em tardes quentes de sol
no banco da praça.

Lena Jesus Ponte