[Rojava] Declaração da Luta Anarquista (TA) sobre seu companheiro que caiu em defesa de Afrin

Nosso companheiro e amigo anarquista Sevger Makhno chegou em Rojava no dia 20 de janeiro de 2018 para participar na revolução. No dia anterior, o exército do estado turco e seus representantes jihadistas começaram a invasão da região autônoma de Afrin, uma área que tinha permanecido em paz durante os sete anos de guerra e tornou-se um berço para a revolução de Rojava e um lugar seguro para centenas de milhares de refugiadxs de toda a Síria. Enquanto que o AKP e seus aliados empurraram a Turquia para o fascismo e os militares esmagaram brutalmente a insurreição no Curdistão Sírio na primavera de 2018, Rojava e, especialmente Afrin tornou-se um farol de esperança e resistência para todxs aquelxs que desafiaram o regime de Erdogan.

O companheiro Sevger era da Turquia, queria apaixonadamente juntar-se à resistência na linha de frente. Recebeu treinamento militar básico no cantão de Cizire e em 19 de fevereiro chegou a Afrin, onde participou imediatamente da defesa em andamento. Como parte das Forças Antifascistas em Afrin (AFFA), uma unidade de revolucionárixs internacionalistas dentro das YPG, enfrentou os invasores nas proximidades de Raco no noroeste de Afrin.

Em 04 de março, o companheiro Sevger tomou posição em uma colina nos arredores da aldeia de Berbene, pronto para defendê-la contra os fascistas que avançavam. Eram cerca de 08 da manhã, ele e outrxs dois/duas companheirxs das YPG foram atingidxs por um ataque aéreo. Todxs xs três perderam a vida.

De acordo com os desejos de sua família, sua imagem e sua identidade legal não serão publicadas para proteger as pessoas próximas a ele da repressão.

Lamentamos a perda de nosso companheiro e estendemos nossas condolências a todxs seus/suas amigxs, familiares e todxs xs que tiveram a sorte de compartilhar suas vidas com essa grande e inspiradora pessoa. O povo de Rojava e do norte da Síria e todxs aquelxs que lutam pela liberdade e o fim da opressão no Oriente Médio, nunca o esqueceremos. Sabemos que seguirá vivendo enquanto seu amor e paixão continuarem prosperando em nossos corações.

Sehid namirin!
Ele não morreu!

Fonte: https://anarquia.info/siria-declaracion-de-lucha-anarquista-ta-en-rojava-sobre-su-companero-que-cayo-en-defensa-de-afrin/

Tradução > Keka

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/02/08/tekosina-anarsist-novo-grupo-anarquista-em-rojava/

agência de notícias anarquistas-ana

Doente em viagem
sonho em secos campos
Ir-me enveredar

Bashô