Tekoşîna Anarşîst: Novo grupo anarquista em Rojava

tekosina-anarsist-novo-grupo-anarquista-em-rojav-1

Em 10 de janeiro de 2019, foi divulgada uma formação anarquista combativa em Rojava. Eles estão ativos desde o outono de 2017 e já participaram de inúmeras batalhas apoiando o Batalhão Internacional pela Liberdade (IFB, por sua sigla em inglês). Agora vem à luz com este comunicado:

Hoje, nós, um coletivo militante anarquista, anunciamos nossa presença em Rojava e nossa participação no recentemente reformulado Batalhão Internacional pela Liberdade. Tekoşîna Anarşîst (Luta Anarquista) foi formada em Rojava no outono de 2017. Mas optamos por não revelar o grupo para o exterior devido a razões estratégicas e de segurança. Contudo, com a ameaça iminente da invasão turca, acreditamos agora que, em resposta, é importante tornar-se público e anunciar nossa existência aqui. Como comprometidos internacionalistas anarquistas, vemos a luta aqui como importante para a libertação das mulheres e pela autodeterminação dos povos.

Desde a nossa criação, temos sido consistentemente ativos na defesa de Rojava. Primeiro participamos da defesa de Afrin, onde um dos nossos membros, Şevger Makhno, caiu martirizado por um ataque aéreo turco. Depois que Afrin foi perdida para os invasores, estivemos envolvidos na luta final contra o Daesh na frente de Deir ez-Zor. Enquanto o estado turco e seus representantes islâmicos continuam amontoando tropas na fronteira, também começamos a nos concentrar na preparação para uma possível invasão.

Enquanto muitos anarquistas optam por se juntar as YPG, YPJ e outras unidades militares existentes, nossa estratégia é um pouco diferente. Acreditamos que manter uma posição libertária claramente antiestatal com uma base física de operação nos permite envolver-nos com o movimento aqui ao mesmo tempo que promovemos a tendência anarquista. Vemos a IFB como uma formação revolucionária internacional muito necessária para a luta iminente contra a Turquia. A participação neste tabuleiro permite-nos participar na autodefesa das pessoas enquanto preservamos nossa autonomia como anarquistas.

A iminente invasão turca é uma ameaça existencial para os curdos, bem como para outros grupos étnicos da região, como os assírios, os armênios e os yazidis. O estado turco quer estender seu projeto étnico nacionalista expulsando os nativos de suas terras e substituindo-os por populações não-nativas como fizeram em Afrin; Exterminar as minorias étnicas, apagar as identidades originárias e proibir suas línguas é a base sobre a qual o estado turco foi construído. Não vamos ficar de braços cruzados enquanto a Turquia tenta realizar o seu projeto genocida. Como em Afrin, mais uma vez estamos totalmente preparados para nos solidarizarmos com o povo de Rojava, lutando lado a lado até a vitória ou a morte.

Convocamos companheiros de todos os continentes para mostrar solidariedade ao povo de Rojava. Pedimos a unidade contra o fascismo e o projeto neocolonial do estado turco.

Morte ao fascismo!

Morte a todos os que estão no caminho da liberdade!

Viva a resistência dos povos!

Viva o internacionalismo revolucionário!

>> Twitter: https://twitter.com/TA_Anarsist

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/07/17/participacao-desde-a-grecia-no-batalhao-internacional-pela-liberdade-de-rojava/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/07/13/curdistao-de-tuzlucayir-para-kobane-entrevista-com-um-combatente-anarquista/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/07/24/relato-do-companheiro-paolo-pachino-combatente-internacionalista-em-rojava-o-amor-e-luta-a-luta-e-vida/

agência de notícias anarquistas-ana

Vejo o tempo
que passa.
Cabelos grisalhos.

Aprendiz

Leave a Reply