[EUA] Solidariedade, não à repressão de ativistas LGBTQ em Cuba

A seguir, declaração conjunta de Cleve Jones e Jeff Cotter, Diretor Executivo da Rainbow World Fund dos Estados Unidos, a respeito das prisões de 05 de maio de 2019 em Havana após o cancelamento das Congas (Desfiles do Orgulho).

Viemos a Cuba para escutar, aprender e mostrar nosso amor e solidariedade com nossos irmãos e irmãs da ilha. No meio da estadia em Cuba, em que nossa delegação permaneceu por dez dias, nos sentimos decepcionados por uma série de eventos. Desejamos expressar nossa preocupação sobre três temas:

• Primeiro, nos entristece a decisão do governo de cancelar as Congas (desfiles do Orgulho Gay) deste ano devido a pressão dos cristãos fundamentalistas anti-LGBTQ que se opõem aos avanços significativos que as pessoas LGBTQ fizeram na sociedade cubana.

• Segundo, estamos consternados pela tentativa do governo de fechar uma conga alternativa organizada por ativistas LGBTQ independentes e as prisões de alguns participantes desse evento.

• Terceiro, lamentamos a decisão do governo de negar a entrada de um repórter do Washington Blade enviado para cobrir os eventos LGBTQ.

Comunicamos nossas preocupações diretamente aos líderes do Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex). Embora não possamos confirmar isto, nos asseguraram que os ativistas LGBTQ detidos foram liberados e não receberão castigos severos.

O governo afirma que tanto os fundamentalistas religiosos como os ativistas LGBTQ independentes estão sendo explorados por forças que se opõem ao regime por razões econômicas e políticas.

Foi uma semana complicada e difícil, mas todos estamos agradecidos pelos convívios positivos que tivemos com o povo cubano e por sermos testemunhas de seu progresso contínuo nos temas LGBTQ.

Nenhum destes eventos modifica nossa posição de que o bloqueio dos Estados Unidos é uma imposição cínica e cruel de grande sofrimento a todo o povo de Cuba, que deve terminar.

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/05/14/a-comunidade-lgbti-marcha-sem-permissao-em-cuba/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/05/14/cuba-orgulho-gay-vs-repressao-nas-ruas-de-havana/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/05/13/cuba-isbel-diaz-torres-e-jimmy-roque-martinez-sao-liberados-em-havana/

agência de notícias anarquistas-ana

mostro o passaporte
minha sombra espera
depois da fronteira

George Swede