Solidariedade sem fronteiras com Giorgos, Nikos e os outros membros do grupo Rouvikonas.
Novo apelo de 28 de maio de 2019 contra o aprisionamento de Nikos do Rouvikonas!
21 de maio de 2019, em seguida a uma ação grandiosa em frente ao Parlamento no centro de Atenas (em solidariedade a um prisioneiro em greve de fome vítima da fúria do Estado), um membro do Rouvikonas, de nome Nikos, foi preso. Nikos sente a repentina vingança do Estado, que viu o risco de sua vida social ser destruída por uma simples pichação na fachada do Parlamento grego. De fato, sob pressão do governo e surpresa geral, o tribunal decidiu qualificar de crime esse delito, exumando uma lei inutilizada de proteção aos monumentos históricos (apesar de o Parlamento ser bastante banal e nem ser um prédio antigo) que permite punir com 10 anos de prisão fechada uma destruição voluntária mesmo parcial (no caso, um pouco de tinta).
Por outro lado, o tribunal multiplicou por dez o depósito de garantia máxima habitual (3 mil euros), exigindo 30 mil euros antes de 14 de junho de 2019, sem o que Nikos aguardará o julgamento na prisão, além da longa pena que o aguarda. Esta soma se junta a muitas outras emendas e de 648 meses de prisão (54 anos ao todo), aos quais se somam em torno de 25.000 euros de custos de justiça.
Por meio de numerosas ações de perseguições: a destruição do arquivo de pessoas endividadas, a privatização do bem comum, o bloqueio de negociações com a Troika, várias intrusões no Parlamento e outros locais de poder…).
Nem Nikos nem os outros membros do grupo estão em condições de pagar essas somas astronômicas. O grupo Rouvikonas são soldadorXs, eletricistas, professorXs, livreirXs, jardineirXs, enfermeirXs, educadorXs especializadXs, estudantes de filosofia…
No final de fevereiro, uma caravana solidária proveniente da França, Suíça e Bélgica trouxe importante apoio ao Rouvikonas, mas essa grande some foi utilizada no mês passado para amortecer uma parte das dívidas. Em 11 de abril, o dinheiro desse caixa comum permitiu a Giorgos evitar a prisão, graças a vocês. Em 9 de maio último, um depósito complementar ao Rouvikonas foi efetuado. Ao todo, 4.300 euros foram dedicados aos custos de justiça, de várias ações do Rouvikonas. A soma coletada desta vez é então a soma total menos 4.300 euros.
Esta terça 28 de maio de 2019, lançamos um novo apelo de apoio a Nikos, Giorgos e os outros membros do Rouvikonas, evitar que sejam encarceradXs e permiti-los continuar a lutar. Apelamos à solidariedade financeira tanto quanto ao engajamento. Há muitos anos, a solidariedade ofensiva do Rouvikonas continua graças a nossa solidariedade defensiva que permite, pelo apoio mútuo, anular estas penas que lhes ameaçam.
Este apoio não é apenas financeiro, mas político. Porque mesmo se você não tiver meios de participar a esse depósito comum, é importante que você propague a informação nas suas redes.
Obrigado por Nikos, Giorgos e outros membros do Rouvikonas.
A SOLIDARIEDADE É NOSSA ARMA!
A LUTA POR JUSTIÇA, IGUALDADE E EMANCIPAÇÃO SOCIAL NÃO TEM FRONTEIRAS!
Coletivo de Apoio ao Rouvikonas
>> Para ajudar financeiramente, clique aqui:
https://www.lepotcommun.fr/pot/mjj83sy2
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Rosto no vidro
uma criança eterna
olha o vazio
Alphonse Piché
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!