[São Paulo-SP] Conversação Libertária na Soma “Educar para a Liberdade”

Sexta-feira, 7 de junho de 2019, a partir das 19h30  | Rua Cardoso de Almeida, 54 – 2º andar – Perdizes – São Paulo

Aprendemos com Roberto Freire que “risco é sinônimo de liberdade. O máximo de segurança é a escravidão” (em Utopia e Paixão, lindo livro que precisa ser redescoberto). Viver é arriscar. A vida é uma busca incessante. É na eterna procura que construímos nosso caminho. Ao escolher educar para a liberdade, desde o final do século XIX, os anarquistas optaram por enfrentar o risco, por lançar-se a ele, por vivê-lo em toda intensidade. Ao fazer isso, a pedagogia libertária escolheu e escolhe a vida, enquanto a pedagogia tradicional, ao contrário, persegue a segurança de um metódico caminhar em círculos, que nada tem de vida. Apostando numa “pedagogia do risco”, a educação anarquista faz da educação um processo de construção coletiva da liberdade.

Nesta conversa, procuraremos abordar os desafios para uma “pedagogia do risco” hoje: quais os sentidos e possibilidades de, em nossos dias conturbados e cada vez mais caretas, colonizados por um neoconservadorismo que imbeciliza, educar para a liberdade?

Sobre nosso convidado:

Sílvio Gallo é professor titular de filosofia da educação na Faculdade de Educação da Unicamp e pesquisador do CNPq. Dedica-se aos problemas da educação e da filosofia usando como ferramentas conceituais aquelas oriundas da filosofia francesa contemporânea e da ancoragem em uma política e uma visão de mundo anarquistas.

FB: https://www.facebook.com/events/611192222737159/

agência de notícias anarquistas-ana

A noite caminha.
No negrume, o vaga-lume
acende a bundinha.

Flora Figueiredo