[Grécia] Solidariedade com o grupo anarquista Rouvikonas: novo apelo!

Solidariedade sem fronteiras com Giorgos, Nikos e os outros membros do grupo Rouvikonas.

Novo apelo de 28 de maio de 2019 contra o aprisionamento de Nikos do Rouvikonas!

21 de maio de 2019, em seguida a uma ação grandiosa em frente ao Parlamento no centro de Atenas (em solidariedade a um prisioneiro em greve de fome vítima da fúria do Estado), um membro do Rouvikonas, de nome Nikos, foi preso. Nikos sente a repentina vingança do Estado, que viu o risco de sua vida social ser destruída por uma simples pichação na fachada do Parlamento grego. De fato, sob pressão do governo e surpresa geral, o tribunal decidiu qualificar de crime esse delito, exumando uma lei inutilizada de proteção aos monumentos históricos (apesar de o Parlamento ser bastante banal e nem ser um prédio antigo) que permite punir com 10 anos de prisão fechada uma destruição voluntária mesmo parcial (no caso, um pouco de tinta).

Por outro lado, o tribunal multiplicou por dez o depósito de garantia máxima habitual (3 mil euros), exigindo 30 mil euros antes de 14 de junho de 2019, sem o que Nikos aguardará o julgamento na prisão, além da longa pena que o aguarda. Esta soma se junta a muitas outras emendas e de 648 meses de prisão (54 anos ao todo), aos quais se somam em torno de 25.000 euros de custos de justiça.

Por meio de numerosas ações de perseguições: a destruição do arquivo de pessoas endividadas, a privatização do bem comum, o bloqueio de negociações com a Troika, várias intrusões no Parlamento e outros locais de poder…).

Nem Nikos nem os outros membros do grupo estão em condições de pagar essas somas astronômicas. O grupo Rouvikonas são soldadorXs, eletricistas, professorXs, livreirXs, jardineirXs, enfermeirXs, educadorXs especializadXs, estudantes de filosofia…

No final de fevereiro, uma caravana solidária proveniente da França, Suíça e Bélgica trouxe importante apoio ao Rouvikonas, mas essa grande some foi utilizada no mês passado para amortecer uma parte das dívidas. Em 11 de abril, o dinheiro desse caixa comum permitiu a Giorgos evitar a prisão, graças a vocês. Em 9 de maio último, um depósito complementar ao Rouvikonas foi efetuado. Ao todo, 4.300 euros foram dedicados aos custos de justiça, de várias ações do Rouvikonas. A soma coletada desta vez é então a soma total menos 4.300 euros.

Esta terça 28 de maio de 2019, lançamos um novo apelo de apoio a Nikos, Giorgos e os outros membros do Rouvikonas, evitar que sejam encarceradXs e permiti-los continuar a lutar. Apelamos à solidariedade financeira tanto quanto ao engajamento. Há muitos anos, a solidariedade ofensiva do Rouvikonas continua graças a nossa solidariedade defensiva que permite, pelo apoio mútuo, anular estas penas que lhes ameaçam.

Este apoio não é apenas financeiro, mas político. Porque mesmo se você não tiver meios de participar a esse depósito comum, é importante que você propague a informação nas suas redes.

Obrigado por Nikos, Giorgos e outros membros do Rouvikonas.

A SOLIDARIEDADE É NOSSA ARMA!

A LUTA POR JUSTIÇA, IGUALDADE E EMANCIPAÇÃO SOCIAL NÃO TEM FRONTEIRAS!

Coletivo de Apoio ao Rouvikonas

>> Para ajudar financeiramente, clique aqui:

https://www.lepotcommun.fr/pot/mjj83sy2

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/05/30/grecia-anarquista-e-condenado-a-pagar-30-mil-euros-de-multa-por-atirar-tinta-vermelha-nas-paredes-do-parlamento-grego/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/05/24/grecia-anarquista-do-grupo-rouvikonas-pode-pegar-10-anos-de-prisao-por-depredar-parlamento-grego/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/05/21/grecia-video-anarquistas-atacam-parlamento-grego-com-bombas-de-tinta/

agência de notícias anarquistas-ana

Rosto no vidro
uma criança eterna
olha o vazio

Alphonse Piché