[EUA] Vídeo: Antifascistas confrontam neonazistas fora de casa em Houston

Relatório de uma recente ação antifascista em Houston, Texas, que inclui um vídeo e muito mais. Para informações básicas sobre Paul Preston e atividades neonazistas e de extrema direita na área, confira o Comitê Antifascista de Scewston¹.

No sábado, 8 de junho, um grande grupo de antifascistas se reuniu no Bairro Near Northside de Houston. Eles marcharam para a casa dos nacionalistas brancos Ariel Gherman e Paul Preston (o líder dos “Houston Goylers”) que foram completamente desmascarados no mesmo dia. Perto de Northside, os moradores foram alertados sobre a presença de Paul em sua vizinhança por meio de divulgação na semana anterior à ação e durante a ação em si. Os vizinhos com quem conversamos estavam gratos por serem informados sobre Paul e foram fortes apoiadores da manifestação em si, e muitos disseram que planejavam se juntar a nós na ação. Alguns vizinhos com quem conversamos já tinham tido uma vibração ruim sobre a casa no passado, e um deles nos disse que Paul já tinha tido um confronto com alguns estudantes negros do ensino médio que o viram pendurar uma bandeira racista em algum ponto.

A casa de Paul fica do outro lado da rua da Near Northside High School, por isso a presença dele é um enorme perigo para estudantes negros e pardos. Com uma faixa que dizia “Foda-se os racistas, esmague a supremacia branca”, a marcha foi recebida com buzinas amistosas, boas vibrações e sorrisos dos transeuntes. Os vizinhos foram incentivados a participar e disseram que queriam, mas alguns temiam que os nazistas pudessem reconhecê-los ou retaliar. Uma vez que a marcha chegou à frente da casa de Paul Preston, algumas das famílias observaram e filmaram de longe.

Na casa de Paul e Ariel, a multidão fez um barulho com cânticos, buzinas, bateria e assim por diante. Pudemos ver que Ariel Gherman estava em casa, com o carro estacionado na frente, mas não sabíamos quem poderia estar lá dentro. Ariel permaneceu em silêncio, sem nenhum movimento visível, apesar de alguns manifestantes terem colado panfletos na janela, batendo e tocando a campainha. Depois de algum tempo, alguns policiais se juntaram à distância e, pouco depois, uma picape carmesim com um trailer passou. Várias pessoas avistaram Paul no banco do passageiro parecendo surpreso, envergonhado e com medo quando o caminhão tentou se esgueirar pela esquina sem ser detectado. A multidão mudou para a próxima rua em busca dele.

Infelizmente para Paul a rua era um beco sem saída e o motorista começou a manobrar desajeitadamente para voltar pela rua com o reboque que estavam puxando. Na esquina, a pouca distância da multidão, Paul rapidamente saltou do caminhão e correu para a porta da frente. Ele estava vestido com um top colorido que tinha um babador número 1947 e uma faixa boba na cabeça. Com uma grande multidão gritando e vociferando com ele, o traste correu para dentro, meio pulando os degraus e evitando contato visual. Mesmo agora, alguns dias após a provação, Paul continua a falar de um grande jogo online, mas quando confrontado na vida real, foi uma história muito diferente.

Mais policiais eventualmente apareceram e se espremeram entre a multidão e a cerca ao redor da casa, se deparando com cânticos de “Policiais e [Ku Klux] Klan andam de mãos dadas”. A polícia subiu até a varanda da frente e começou a retirar os panfletos, um deles comentou “obrigado pelas impressões digitais” e eles bateram na porta. Ariel respondeu timidamente e eles foram convidados para dentro. Dois policiais negros entraram primeiro e fecharam a porta atrás deles, depois os outros dois policiais brancos entraram momentos depois. Exaustos por mais enfrentamentos contra os nazistas agora que os policiais tinham vindo em seu socorro, a multidão decidiu marchar de volta pelos bairros e encerrar o dia. Mais panfletagem foi feita no caminho de volta, com mais boas-vindas calorosas de todos com quem nos deparamos.

Tentando coisas novas

Depois de alguma relutância e semanas de organização rigorosa, este evento acabou por ser um enorme sucesso. Sem o uso das mídias sociais ou sem contar com a esquerda mais liberal, os texanos conseguiram reunir um considerável grupo de militantes para confrontar um neonazista na porta da sua casa sem prisões ou ferimentos – tudo em um dia de 95 graus. A polícia normalmente tem a conveniência de ver os eventos semanas antes do tempo no Facebook e fazer planos para reprimir as coisas antes mesmo de começar. Neste caso, os policiais não receberam esse luxo. Os resultados de manter o evento off-line deram certo, compensou. Gostaríamos de ter mais vizinhos conosco na multidão. Embora tenhamos feito muita divulgação no terreno com antecedência, certamente vale a pena refletir sobre maneiras de atrair mais vizinhos para o evento em si. Melhorias poderiam ser feitas para ajudar no comparecimento, como: agendar um evento externo em um horário menos ensolarado e quente, mudar o local do encontro para algum lugar mais confortável e menos aberto e distribuir / explicar o uso de máscaras com antecedência para os vizinhos. Esta foi uma chance de experimentar uma nova tática e ver se as demonstrações em casas podem ser um ponto de pressão viável contra a Alt-Right [grupo de extrema direita]. Quando lidamos com figuras de liderança e pessoas que são menos vulneráveis a prática de desmascaramento devido às suas ocupações, pensamos que uma demonstração em casa pode ser uma alternativa eficaz quando são tomadas precauções e preparações suficientes.

>> Assista o vídeo (03:12) aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=4rox3moMx_Y

[1] https://screwstonafc.noblogs.org/post/2019/06/08/houston-realtor-paul-preston-exposed-as-nazi-group-leader/

Fonte: https://itsgoingdown.org/video-anti-fascists-confront-neo-nazi-outside-his-home-in-houston/

Tradução > Revanche dos Oprimidos!

agência de notícias anarquistas-ana

flor amarela,
no vaso, vê o mundo
pela janela

Carlos Seabra