[Carmo de Minas-MG] Encontro na La Cecília dias 24 e 25 de agosto de 2019 | “Juntos, nossa força, nossa ternura, nossa sabedoria se multiplicam”

Encontro em La Cecília dias 24 e 25 de agosto de 2019, entre em contato por e-mail ou whatsapp para se apresentar e se inscrever. Esperando que estes dias sejam dignos de ficarem marcados na história universal como o dia do nascimento da comuna anarquista La Cecília.

Nos parece que o grande desafio do movimento anarquista atual é de dar um passo além da confortável teoria intelectual, de entrar na realidade, de abrir brechas.

O que está faltando para que a comunidade La Cecilia nasça são pessoas que, como nós, pensam realmente que as ideias anarquistas podem se realizar, pessoas que são UM mas que sentem e sabem que sozinhas são ZERO, e que, juntos, nossa força, nossa ternura, nossa sabedoria se multiplicam.

Para prepararmos o encontro vamos tentar responder a algumas questões já formuladas por alguns participantes.

O projeto é bem definido do ponto de vista das bases políticas (política no sentido grego do termo “polis”: l’organisation de la cité.). Ler, por favor, no chamado original o capítulo III – Orientação do projeto-1. [Clique no link abaixo para ler]

É claro para nós, e pensamos que está claro na orientação do projeto, que sempre poderá  ser aprimorado pela comunidade.

O único ponto que não pode ser alterado é a sua alma, a base anarquista comunista libertária. Leia mais uma vez, por favor, no chamado original o capítulo III – Orientação do projeto-1.

Do ponto de vista organizacional, prático e material, tudo  está para construirmos juntos de maneira autogestionária e antiautoritária. Nós já desenvolvemos algumas atividades citadas no projeto. Ler, por favor, no chamado original o capítulo VII, mas mesmo estas atividades podem ser repensadas pelo grupo e talvez modificadas, completadas ou suprimidas. A dois fizemos muito, mas ainda é pouco, a dez ou mais poderemos fazer outras coisas e muito mais.

Estamos com dificuldade para responder as vossas questões pois vocês questionam dentro do paradigma do sistema e nós propomos com este projeto um outro paradigma.

Por exemplo:

Vocês compreenderam que nós cedemos a terra, mas nós não cedemos nada, estamos fora da questão da propriedade. Ler, por favor, no chamado original o capítulo VI.

A vossa dúvida sobre se estamos abertos ao diálogo ou se tudo já está decidido nos parece infundada. Não é questão de estar aberto ou não ao diálogo, pensamos que é somente através do diálogo que poderemos construir uma comuna. Ler outra vez, por favor, no chamado original o capítulo III – Orientação do projeto-1.

Viver a anarquia questiona e desfaz as bases da sociedade atual. Conceitos como: cada um por si, trabalho, propriedade, economia, família, pátria, crescimento econômico, consumo, produção, necessidade, hierarquia, poder, etc… são recriados ou se tornam obsoletos. Ler de novo, por favor, no chamado original o capítulo III – Orientação do projeto -1.

Nos parece que no encontro na Cecília é fundamental que cada um dos participantes tenha uma visão da vida alinhada com a orientação do projeto. Ler, por favor, no chamado original o capítulo II. Nos dias 24 e 25 de agosto com vocês e outros anarquistas convidados, seria interessante para nos conhecermos, para todos conhecerem o lugar e discutirmos sobre realização concreta, organizacional e material do projeto, como por exemplo:

Morar juntos, o que vamos construir?

– Uma gruta, uma aldeia, uma casa, um castelo…?

O que vamos comer?

– Aumentaremos a horta, construiremos um galinheiro, consertaremos a lagoa para criar peixes…?

O que vamos produzir para cobrir os gastos exteriores?

– Faremos artesanato, venderemos legumes na feira, plantaremos videiras para a produção de vinho…?

Como vamos financiar o início do projeto?

– Economias pessoais, alguns membros trabalhariam fora da comuna, doações do movimento anarquista…?

Estes pontos exemplificados são uma gota no mar do possível e de tudo sobre o que teremos para refletir. Cada um deve refletir de acordo com os seus desejos, capacidades e possibilidades físicas e intelectuais, sempre pensando que, juntos, nossa força, nossa ternura, nossa sabedoria se multiplicam.

Abraços libertários.

Olivia Stela e Didier

>> Contato:

E-mail: stelacaldeira@msn.com

Whatsapp: +55 35 9 8414 0735

>> Para ler o chamado original (Projeto: La Cecília, lugar de vida comunitária.), clique aqui:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/07/04/projeto-la-cecilia-lugar-de-vida-comunitaria/

agência de notícias anarquistas-ana

Paz do inverno –
o interminável domingo
no campo.

Eugenia Faraon