“EM LA BRECHA: ANARQUISTAS CONTRA FRANCO”, este documentário narra a biografia de um anarquista que não hesitou em combater o que existia e propagar a ideia ácrata, e relata, de uma maneira versátil, a resistência armada organizada por seus camaradas, apresentando um fator comum: o anarquista Octavio Alberola. Uma luta armada que combatia um ditador e que buscava alcançar à anarquia, não pode ser esquecida. [O coletivo] DEFESA INTERIOR e O GRUPO PRIMEIRO DE MAIO, fazem parte de nossa história, assim como todas as pessoas que participaram desses grupos.
Francisco Granado e Joaquín Delgado, são outros colegas que fizeram parte da vida de Octavio e que nesse documentário não foram esquecidos, camaradas executados por uma cadeira elétrica no dia 17 de agosto de 1963, acusados de colocar materiais explosivos – no dia 29 de julho daquele ano – na Seção de Passaportes da Direção Geral de Segurança da Porta do Sol, que deixou 20 pessoas feridas, e na Delegação Nacional de Sindicatos.
Após o final da ditadura franquista, Octavio seguirá participando do movimento anarquista de uma maneira ativa em Perpignan, lugar onde reside, difundindo o ideal anarquista através de conversas, debates e livros.
NOTA DE ANARQUÍA: O trabalho realizado por Pewmafilm eIngobernables produções é importante para a construção de nossas memorias recentes e conhecer o que há de valioso em nossa história. Assim nossos compas não hesitarão em fazer tudo o que estiver ao seu alcance para plantar a semente do anarquismo. É necessário apoiar de forma concreta o projeto de produções Ingobernables e Pewmafilm para que possam continuar desenvolvendo este trabalho. Deixamos à disposição para aqueles que não se encontram na região espanhola e aqueles que não têm meios de acessar esse tipo de material por diversos motivos.
____________________________
Pewmafilm e Ingobernables produções usam o audiovisual para trazer a tona aquelas histórias e pontos de vista que não têm espaço na mídia tradicional de massa. Estão dentro das ACATS (Associació Col-lectiva Audiovisual per a la Transformació Social). Durante esses anos, eles fizeram documentários sobre a luta do povo mapuche, do movimento anarquista e dos movimentos sociais na Catalunha, sobre a aplicação da lei antiterrorista aos movimentos sociais e também documentaram a luta anarquista contra Franco. O objetivo é utilizar a criação audiovisual para combater o pensamento hegemônico.
>> Assista o documentário (1:10:27) aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=O25eTG1dFJ8
Fonte: https://anarquia.info/en-la-brecha-anarquistas-contra-franco/
Tradução > Daitoshi
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Sozinho na casa.
Lá fora o canto das cigarras.
Ah se não fossem elas…
Anibal Beça
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!