
“EM LA BRECHA: ANARQUISTAS CONTRA FRANCO”, este documentário narra a biografia de um anarquista que não hesitou em combater o que existia e propagar a ideia ácrata, e relata, de uma maneira versátil, a resistência armada organizada por seus camaradas, apresentando um fator comum: o anarquista Octavio Alberola. Uma luta armada que combatia um ditador e que buscava alcançar à anarquia, não pode ser esquecida. [O coletivo] DEFESA INTERIOR e O GRUPO PRIMEIRO DE MAIO, fazem parte de nossa história, assim como todas as pessoas que participaram desses grupos.
Francisco Granado e Joaquín Delgado, são outros colegas que fizeram parte da vida de Octavio e que nesse documentário não foram esquecidos, camaradas executados por uma cadeira elétrica no dia 17 de agosto de 1963, acusados de colocar materiais explosivos – no dia 29 de julho daquele ano – na Seção de Passaportes da Direção Geral de Segurança da Porta do Sol, que deixou 20 pessoas feridas, e na Delegação Nacional de Sindicatos.
Após o final da ditadura franquista, Octavio seguirá participando do movimento anarquista de uma maneira ativa em Perpignan, lugar onde reside, difundindo o ideal anarquista através de conversas, debates e livros.
NOTA DE ANARQUÍA: O trabalho realizado por Pewmafilm eIngobernables produções é importante para a construção de nossas memorias recentes e conhecer o que há de valioso em nossa história. Assim nossos compas não hesitarão em fazer tudo o que estiver ao seu alcance para plantar a semente do anarquismo. É necessário apoiar de forma concreta o projeto de produções Ingobernables e Pewmafilm para que possam continuar desenvolvendo este trabalho. Deixamos à disposição para aqueles que não se encontram na região espanhola e aqueles que não têm meios de acessar esse tipo de material por diversos motivos.
____________________________
Pewmafilm e Ingobernables produções usam o audiovisual para trazer a tona aquelas histórias e pontos de vista que não têm espaço na mídia tradicional de massa. Estão dentro das ACATS (Associació Col-lectiva Audiovisual per a la Transformació Social). Durante esses anos, eles fizeram documentários sobre a luta do povo mapuche, do movimento anarquista e dos movimentos sociais na Catalunha, sobre a aplicação da lei antiterrorista aos movimentos sociais e também documentaram a luta anarquista contra Franco. O objetivo é utilizar a criação audiovisual para combater o pensamento hegemônico.
>> Assista o documentário (1:10:27) aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=O25eTG1dFJ8
Fonte: https://anarquia.info/en-la-brecha-anarquistas-contra-franco/
Tradução > Daitoshi
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Sozinho na casa.
Lá fora o canto das cigarras.
Ah se não fossem elas…
Anibal Beça
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!