[Espanha] Assista o documentário “En la brecha: anarquistas contra Franco”

“EM LA BRECHA: ANARQUISTAS CONTRA FRANCO”, este documentário narra a biografia de um anarquista que não hesitou em combater o que existia e propagar a ideia ácrata, e relata, de uma maneira versátil, a resistência armada organizada por seus camaradas, apresentando um fator comum: o anarquista Octavio Alberola. Uma luta armada que combatia um ditador e que buscava alcançar à anarquia, não pode ser esquecida. [O coletivo] DEFESA INTERIOR e O GRUPO PRIMEIRO DE MAIO, fazem parte de nossa história, assim como todas as pessoas que participaram desses grupos.

Francisco Granado e Joaquín Delgado, são outros colegas que fizeram parte da vida de Octavio e que nesse documentário não foram esquecidos, camaradas executados por uma cadeira elétrica no dia 17 de agosto de 1963, acusados de colocar materiais explosivos – no dia 29 de julho daquele ano –  na Seção de Passaportes da Direção Geral de Segurança da Porta do Sol, que deixou 20 pessoas feridas, e na Delegação Nacional de Sindicatos.

Após o final da ditadura franquista, Octavio seguirá participando do movimento anarquista de uma maneira ativa em Perpignan, lugar onde reside, difundindo o ideal anarquista através de conversas, debates e livros.

NOTA DE ANARQUÍA: O trabalho realizado por Pewmafilm eIngobernables produções é importante para a construção de nossas memorias recentes e conhecer o que há de valioso em nossa história. Assim nossos compas não hesitarão em fazer tudo o que estiver ao seu alcance para plantar a semente do anarquismo. É necessário apoiar de forma concreta o projeto de produções Ingobernables e Pewmafilm para que possam continuar desenvolvendo este trabalho. Deixamos à disposição para aqueles que não se encontram na região espanhola e aqueles que não têm meios de acessar esse tipo de material por diversos motivos.

____________________________

Pewmafilm e Ingobernables produções usam o audiovisual para trazer a tona aquelas histórias e pontos de vista que não têm espaço na mídia tradicional de massa. Estão dentro das ACATS (Associació Col-lectiva Audiovisual per a la Transformació Social). Durante esses anos, eles fizeram documentários sobre a luta do povo mapuche, do movimento anarquista e dos movimentos sociais na Catalunha, sobre a aplicação da lei antiterrorista aos movimentos sociais e também documentaram a luta anarquista contra Franco. O objetivo é utilizar a criação audiovisual para combater o pensamento hegemônico.

>> Assista o documentário (1:10:27) aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=O25eTG1dFJ8

Fonte: https://anarquia.info/en-la-brecha-anarquistas-contra-franco/

Tradução > Daitoshi

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/02/18/espanha-estreia-do-documentario-en-la-brecha-anarquistas-contra-franco/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/05/11/franca-octavio-alberola-creio-que-nos-encontramos-numa-encruzilhada-historica-que-pode-abrir-um-caminho-prometedor-a-emancipacao-dos-humanos-por-eles-mesmos/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/12/14/franca-lancamento-a-revolucao-entre-o-acaso-e-a-necessidade-de-octavio-alberola/

agência de notícias anarquistas-ana

Sozinho na casa.
Lá fora o canto das cigarras.
Ah se não fossem elas…

Anibal Beça