[Polônia] Polícia usa gás lacrimogêneo contra manifestantes do acampamento climático

A polícia usou gás lacrimogêneo e prendeu oito pessoas durante um protesto contra a expansão da mina de carvão a céu aberto Krzyszkowice, no sul da Polônia, nesta manhã (20/07). O protesto faz parte do Obózdla Klimatu/Acampamento Climático realizado entre os dias 16 e 21 de julho nas proximidades de um complexo de minas a céu aberto e usinas elétricas.

O site do acampamento afirma:

“Onde os belos lagos desaparecem devido à mineração a céu aberto, o rio Noteć [o rio local] seca, e os agricultores locais são forçados a lidar com as colheitas cada vez piores a cada ano, nos reuniremos com as comunidades locais para combater a injustiça social e a destruição ambiental.”

“A desobediência civil é uma forma direta de recuperar a justiça climática. Não temos tempo para conversações com políticos, nem vamos esperar que os partidos políticos façam suas escolhas, o que provavelmente apenas irá consolidar seus próprios interesses de curto prazo. Estamos tomando as coisas em nossas próprias mãos!”

Esta é a segunda edição do Acampamento Climático na Polônia, e segue um evento de sucesso do ano passado, no qual mais de 400 pessoas uniram forças para um evento de cinco dias baseado nos princípios de ação direta e auto-organização.

Fonte: https://freedomnews.org.uk/poland-police-use-tear-gas-against-climate-camp-protesters/

Tradução > Ludolf L.

agência de notícias anarquistas-ana

que flor é esta,
que perfuma assim
toda a floresta?

Carlos Seabra