I Encontro Libertário da UERN: Educação, História e Sociedade, 28 e 29 de agosto

O “I Encontro Libertário na UERN: educação, história e sociedade” busca trazer discussões do pensamento anarquista e libertário, acerca de temáticas historiográficas, pedagógicas e sociológicas, ao longo do século XX-XXI. Diante do contexto político brasileiro cada vez mais reacionário, conservador e antidemocrático, são necessários diálogos e embates que abrangem outras vertentes de ideais, estratégias, ações e organização político-social, seja essas no espaço acadêmico como também popular. Assim, a história do movimento anarquista mundial possui uma relevância profunda para compreendermos os processos de luta, agenciamento e correntes do socialismo libertário na construção da resistência dos sujeitos visto debaixo, na luta contra o Estado, classe patronal, e outras formas de dominação existentes na sociedade, como o patriarcado, racismo, homofobia, imperialismo, etc. Portanto, o “I Encontro…” pretende abrir diálogos pertinentes sobre a história da educação e pedagogia anarquista, trajetória de vida de militantes, experiências autogestionárias de educação popular, como também do pensamento social anarquista no Brasil. O evento terá certificação de 12h aulas. As inscrições serão feitas no local do evento ou com as monitoras Cíntia e Marianne do 5º período de História.

Toda educação racional nada mais é, no fundo, que a imolação progressiva da autoridade em proveito da liberdade, onde esta educação tem como objetivo final formar homens livres, cheios de respeito e de amor pela liberdade alheia.” Mikhail Bakunin.

Programação

Quarta, 28 de agosto de 2019

19h00

“Ideologia de gênero e governabilidade dos corpos”: uma crítica contra o projeto conservador na educação brasileira.

Quinta, 29 de agosto de 2019

08h00

“O pensamento social anarquista do Brasil no século XX” e “Imprensa, edição e cultura libertária”: anos 1940 e 1960.

19h00

“Experiências autogestionárias na educação”: o caso zapatista em Chiapas/México e a imprensa anarquista luso-brasileira.

22h00

Atividade Cultural: Apresentações das bandas C.U.S.P.E, Metrópole 41, 084 Records.

Local

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) | Departamento de História | Campus Avançado Walter de Sá Leitão – Assu (RN)

FB:https://www.facebook.com/events/1198040323691076/permalink/1201985556629886/

agência de notícias anarquistas-ana

O silêncio, sim,
interrompendo o canto
dos pássaros.

María Pilar Alberdi