É certo rotular os confrontos de 2019 no Reino Unido e em Hong Kong de anarquia?

Do protesto no verão levado ao caos nas cidades do Reino Unido até os confrontos violentos em andamento em Hong Kong, cenas de anarquia aparecem ao vivo em 2019.

Manifestantes em Hong Kong foram rotulados como anarquistas pelo The South China Morning Post depois de se mobilizarem nas ruas para lutarem pelos direitos dos cidadãos.

Extinction Rebellion, que liderou os protestos contra as mudanças climáticas na Grã-Bretanha, foram recentemente rotulados como um grupo de anarquistas extremistas por um ex-chefe da Scotland Yard de contraterrorismo.

Mas estamos usando indevidamente ou entendendo mal o termo?

A professora Ruth Kinna incita um repensar no seu novo livro “The Government of No One: The Theory and Practice of Anarchism” (“O Governo de Ninguém: A Teoria e Prática do Anarquismo”, em tradução livre).

“Eu não acho que o anarquismo seja uma violência sem sentido”, diz a professora e escritora Ruth Kinna à ITV News.

“As pessoas que estão indo às ruas em Hong Kong claramente têm preocupações relativas a natureza do governo em que estão vivendo sob e maneiras nas quais isso pode mudar”.

A professora Kinna disse que o trabalho de organizações como Extinction Rebellion “têm consonância com muitas ideias anarquistas”, mas questiona se os mais de 1000 manifestantes detidos no início deste ano se encaixam na definição de anarquistas.

A professora Kinna explica: “Um desobediente civil é alguém que fará um protesto, um posicionamento, com o objetivo de ser preso e cumprir sua pena. E um anarquista às vezes pensa que isso legitima o Estado de maneiras que eles não querem reconhecer”.

 “O que anarquistas estão tentando fazer de verdade é impulsionar valores compartilhados de liberdade, equidade e fraternidade”.

Então por que anarquistas têm tanta má fama?

“Eles não reforçam nossas normas políticas convencionais e acho que isso faz eles parecerem assustadores e perigosos”, ela argumenta.

Fonte: https://www.itv.com/news/2019-08-14/is-it-right-to-brand-2019-clashes-in-uk-and-hong-kong-anarchy/

Tradução > A Alquimista

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/04/25/reino-unido-frente-verde-anticapitalista-relato-das-acoes-apos-o-15-de-abril/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/04/08/reino-unido-manifesto-da-green-anti-capitalist-front-e-carta-aberta-a-extinction-rebellion/

agência de notícias anarquistas-ana

a volta ao lar
inquieta serenidade
parece que foi ontem

Seadog