[Grécia] Ações e apoios em todos os continentes: “Não toque em Exarchia!”

As mensagens nos chegam do Brasil, França, Austrália, Espanha, Argélia, Canadá, Alemanha, Japão, Bélgica, Uruguai, Eritreia, Escócia, Hong Kong, México, Itália, Argentina, Portugal, Tunísia, Suíça, Chile, Países Baixos, Estados Unidos…

A tal ponto, que será melhor contar os países dos quais não se tenha recebido nada: Mônaco, Vaticano, Luxemburgo, Ilhas Cayman, Liechtenstein… [risos]

Não posso publicar tudo aqui e agora, entre outras correrias e emergências, mas no momento aqui vai um pouquinho sobre as últimas notícias.

Várias embaixadas e consulados da Grécia ou fundações privadas gregas que apoiam o novo primeiro ministro foram alvo de ações: vidros quebrados e pixações desde Nantes no consulado e em Montevidéu; concentrações diante de muitos consulados e embaixadas, especialmente em Bordeaux e Lion. Apoio do St. Pauli, o famoso time de futebol antifascista de Hamburgo. Mobilizações e sentadas em muitas cidades, como em Glasgow, na Escócia. Mensagens com hashtags de Melbourne, na Austrália, ou com cartazes em Colonia, na Alemanha. Aviso da CNT francesa que identifica a lista de embaixada e consulados honorários em todas as regiões da França para organizar concentrações de apoio. Criações artísticas de todo tipo em apoio a Exarchia. Ações performáticas na Bretanha, no bosque ocupado de Osterholz em Wuppertal, na Alemanha. No alto de um edifício de Madrid, na Espanha, em Viena, na Áustria, em Saillans na Drôme, em Martigues perto de Marselha, na Reole em Gironda. Ataques contra vários edifícios e veículos relacionados com o poder na Grécia, especialmente o escritório de um deputado do partido Nova Democracia em Patras. Hashtags contra a operação “Lei e Ordem” um pouco em todas as partes. Textos de apoio na imprensa independente, por exemplo em Politis. Etc. Etc. Etc.

Outro ponto importante: A Anistia Internacional também fez uma declaração contra o desalojo de Exarchia, acusando as forças policiais de atormentar as pessoas e chocando muitas crianças (havia 35 crianças entre os refugiados violentamente expulsos na segunda-feira, incluindo uma menina afegã que teve um dente quebrado). A Anistia também denuncia a ausência de aviso prévio, entre outras críticas contra o governo grego.

Esta noite acontecem várias assembleias em vários pontos do bairro e em outros lugares da Grécia. Amanhã ao meio dia acontecerá uma grande reunião na praça central de Exarchia: se você estiver em Atenas, traga proteção para os gases e evite vir com crianças, ou então se coloque em retirada do lado da rua Temístocles. Amanhã pela noite participaremos em uma vídeo conferência depois de uma projeção de “L’Amour et la Révolution” (Amor e Revolução) em Montevidéu, Uruguai, no centro social autogestionado Cordón Norte, às 18:30 hora local no Uruguai, o que nos levará a um debate a meia noite, hora de Atenas. Desde o início do ataque contra Exarchia na segunda-feira, ao menos uma quinzena de projeções de apoio foram programadas segundo sabemos, sem dúvida mais (principalmente com “Amor e Revolução”, porque se fala do Rouvikonas, do Notara 26 e da vontade de Mitsotakis de limpar Exarchia, antes, inclusive, de chegar ao poder).

No sábado 14 de setembro, um grande protesto sairá desde os Propileos (não os Propileos da Acrópoles, mas o lugar junto a estação do metrô Panipistimiou, a meio caminho entre Exarchia e o Parlamento). Aqui também, se você vier, não se esqueça de trazer proteções: a polícia grega pode agir com muita violência, a menos que a opinião pública a nível internacional chegue apesar da situação. Para isso, se conta muito com você, onde quer que estejas!

A solidariedade é nossa arma!

NÃO PASSARÃO!

Maud e Yannis Youlountas

Fonte: http://blogyy.net/2019/08/30/actions-et-soutiens-sur-tous-les-continents-ne-touchez-pas-a-exarcheia/

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

no vaso menor
um punhado de terra
violeta em flor

Ricardo Silvestrin

Leave a Reply