[Grécia] O Estado grego e os fascistas de mãos dadas contra Exarchia: mais provas!

O que dissemos ontem está confirmado!

 Não só muitos dos policiais que ocupam Exarchia levam escudos fascistas, como os civis que atuam junto a eles tampouco são discretos. Nesta foto em destaque clicada ontem (28/08) pela manhã na esquina das ruas Bouboulinas e Tositsa, o homem da esquerda está com uma camiseta da “Opposta Fazione”, uma organização fascista italiana conhecida por seus numerosos ataques contra migrantes, sua forte presença entre os Ultras de Roma e seus estreitos vínculos com os neonazistas gregos.

Outros dois tipos vestidos de civil que iam e vinham ao redor de policiais foram vistos em Exarchia há duas semanas, um com um cinturão com forma de cruz celta e outro com a infame camiseta azul da rede de identitários “Defend Europa”, exatamente quando a capitã antifascista Pia Klemp estava visitando o bairro.

Claro, os vínculos entre o Estado, os grupos fascistas e a polícia não são novos, nem na Grécia nem em nenhum outro lugar. Mas a forma de operar agora em Exarchia, bairro conhecido por sua história antifascista e solidária (insurreição contra a ditadura dos Coronéis, ajuda aos migrantes, etc.), claramente se apoia nos piores inimigos do bairro, contra os antiautoritários e migrantes que vivem ali.

Uma prova a mais de que o antifascismo não pode limitar-se a lutar contra a extrema direita, mas que também deve lutar contra o Estado que o alimenta e, neste caso, com os que são usados uma vez mais como cooperantes da polícia.

O antifascismo não é a defesa ilusória de uma sociedade que é fundamentalmente autoritária frente a algum espantalho, mas a luta intransigente contra todas as formas de dominação, exploração e discriminação que impedem de viver juntos livres e iguais.

Yannis Youlountas

Fonte: http://blogyy.net/2019/08/29/letat-grec-et-les-fascistes-main-dans-la-main-contre-exarcheia-de-nouvelles-preuves/

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/08/29/grecia-exarchia-o-estado-e-os-fascistas-de-maos-dadas-contra-anarquistas-e-imigrantes/

agência de notícias anarquistas-ana

As cores sumindo
No girar do cata-vento —
Menino surpreso.

Sonia Regina Rocha Rodrigues