[Espanha] Localizada uma fotografia do companheiro Manuel Mascarell

por Gemma Soriano Martínez | Mataró

Recentes investigações, promovidas desde a CNT de Mataró, trouxeram à luz uma fotografia do companheiro da CNT Manuel Mascarell, localizada no Arquivo municipal da localidade catalã.

Manuel Mascarell i Calvet (Mataró, Maresme, 1900 — Courbevoie, Ilha da França, 1953), anarcossindicalista, foi vidreiro. Trabalhou na Cooperativa del Vidre de Mataró, fez parte da direção. Colaborador e amigo íntimo de Joan Peiró. Participou no grupo Solidaridad (1928), e, posteriormente, da Federació Sindicalista Llibertària (1932). Quando da cisão dos sindicatos da oposição, se ocupou da secretaria dentro do Comitê Regional (agosto de 1933) e o representou dentro da l’Aliança Obrera de Catalunya, no ano de 1934. Como secretário do Comitê nacional dos sindicatos da oposição, participou do Congresso Confederal de Zaragoza (maio de 1936) e aceitou o reingresso na CNT.

Entre 1927 e 1928 formaram-se dois Comitês Nacionais da CNT, um em Badalona e outro em Mataró, encabeçados por Joan Peiró e Manuel Mascarell. Entre 1929 e 1930, totalmente de acordo com Joan Peiró teve contato com Angel Pestaña para deter a tentativa de aceitação dos comitês partidários por parte da CNT.

Em fevereiro de 1930, dirigiu uma campanha pela organização de sindicatos em Mataró, insistindo na legalização e na reconstrução da CNT.

Em 1931, Manuel Mascarell e Joan Peiró foram os delegados no Pleno Regional de Sindicatos e no Congresso extraordinário da CNT em Madrid, defendendo as ideias sobre indústrias criadas pelo próprio Joan Peiró.

Em 1936, em plena Guerra Civil, participou no Comitê Local Antifascista de Mataró e participou em diferentes comissões do Governo Municipal de Mataró como representante da CNT.

Em 1937 foi Secretário-Geral da FAI em Paris e mais tarde em Bruxelas.

Manifestou-se contra a participação da CNT no governo durante a Guerra Civil.

Fonte: https://www.cnt.es/noticias/localizada-una-fotografia-del-companero-manuel-mascarell/

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

o pouso silente
da borboleta de seda
celebra a manhã

 Zemaria Pinto