Octavio Alberola leva 80 anos pensando, vivendo e reformulando sua vida desde a perspectiva ácrata, e não duvidou em questionar cada um de seus atos ao ponto de afetar de maneira dramática sua existência.
Pertence a uma geração de lutadores que viveu os acontecimentos do século XX de maneira direta e como protagonista: a guerra, a ditadura, o exílio, a precariedade da clandestinidade, as lutas internas dentro do anarquismo do pós-guerra e as grandes lutas sociais ao redor do mundo. Sua atividade o levou a conhecer pessoas como García Oliver, o Che Guevara, Cipriano Mera, Federica Montseny, Félix Guattari, Daniel Cohn Benedit, Régis Debray ou Giangiacomo Feltrinelli.
Agustín Comotto recolhe a essência dos pensamentos, os valores, as contradições, os medos e as esperanças de Octavio Alberola. Juntos percorrem a experiência anarquista do século XX para centrar-se naquelas vivências imprescindíveis das que Octavio foi testemunha e ator, desde a tensão e cisão da CNT até sua participação em várias tentativas de atentado a Franco.
Alberola reflete não somente sobre a experiência social vivida, mas também se aprofunda sobre a repressão ao dissidente, a viabilidade da revolução ou a legitimidade da violência. Mais além da política, sua infinita curiosidade o levou a interessar-se pela física ou a arte, disciplinas que o ajudaram a reformular conceitos como a família, o autoritarismo ou o sentido da vida sob o privilégio de ser uma parte consciente do universo.
“Quando Octavio fala, produz uma estranha fascinação, mescla de consciência ética e consciência do bem-estar, na qual o ouvinte se submerge e se deixa levar. Tudo se compreende porque ele te leva. E se produz um silêncio compartilhado por todos, mágico. É o silêncio natural do que escuta e viaja pelo tempo e as ideias.” Agustín Comotto
El peso de las estrellas. Vida del anarquista Octavio Alberola.
Agustín Comotto
Coleção: Rayos Globulares
ISBN: 978-84-17925-03-1
Gênero: Memorias
14×21 cm
384 páginas
Preço papel: 19.95€
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
tocar sobre teu corpo
ao silêncio das estrelas
um acorde de guitarra
Lisa Carducci
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!