
Octavio Alberola leva 80 anos pensando, vivendo e reformulando sua vida desde a perspectiva ácrata, e não duvidou em questionar cada um de seus atos ao ponto de afetar de maneira dramática sua existência.
Pertence a uma geração de lutadores que viveu os acontecimentos do século XX de maneira direta e como protagonista: a guerra, a ditadura, o exílio, a precariedade da clandestinidade, as lutas internas dentro do anarquismo do pós-guerra e as grandes lutas sociais ao redor do mundo. Sua atividade o levou a conhecer pessoas como García Oliver, o Che Guevara, Cipriano Mera, Federica Montseny, Félix Guattari, Daniel Cohn Benedit, Régis Debray ou Giangiacomo Feltrinelli.
Agustín Comotto recolhe a essência dos pensamentos, os valores, as contradições, os medos e as esperanças de Octavio Alberola. Juntos percorrem a experiência anarquista do século XX para centrar-se naquelas vivências imprescindíveis das que Octavio foi testemunha e ator, desde a tensão e cisão da CNT até sua participação em várias tentativas de atentado a Franco.
Alberola reflete não somente sobre a experiência social vivida, mas também se aprofunda sobre a repressão ao dissidente, a viabilidade da revolução ou a legitimidade da violência. Mais além da política, sua infinita curiosidade o levou a interessar-se pela física ou a arte, disciplinas que o ajudaram a reformular conceitos como a família, o autoritarismo ou o sentido da vida sob o privilégio de ser uma parte consciente do universo.
“Quando Octavio fala, produz uma estranha fascinação, mescla de consciência ética e consciência do bem-estar, na qual o ouvinte se submerge e se deixa levar. Tudo se compreende porque ele te leva. E se produz um silêncio compartilhado por todos, mágico. É o silêncio natural do que escuta e viaja pelo tempo e as ideias.” Agustín Comotto
El peso de las estrellas. Vida del anarquista Octavio Alberola.
Agustín Comotto
Coleção: Rayos Globulares
ISBN: 978-84-17925-03-1
Gênero: Memorias
14×21 cm
384 páginas
Preço papel: 19.95€
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
tocar sobre teu corpo
ao silêncio das estrelas
um acorde de guitarra
Lisa Carducci
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?