
A Prefeitura atende a petição do Conselho Local das Mulheres e outros coletivos e põe seu nome a uma praça na Zona Sur
Uma placa situada na praça da Zona Sur de Mérida rende homenagem a Suceso Portales, uma anarcofeminista extremenha que lutou pelos direitos da mulher durante a Segunda República e se destacou por participar em “Mujeres Libres”, uma organização dedicada à liberação das mulheres.
O prefeito, Antonio Rodríguez Osuna, e a delegada de Igualdade, Ana Aragoneses, participaram esta sexta-feira (27/09) do ato de homenagem a Suceso Portales a cargo de sua filha, Hortensia Portales, e a representante de “Mujeres Libres” de Extremadura, Ana Toro, que consistiu no descobrimento da placa que dará nome a esta praça.
Segundo explicou a prefeitura em uma nota, esta atuação atende à petição do Conselho Local das Mulheres e outros coletivos de dispor de um lugar na cidade que reconheça a “esta lutadora pelos direitos da mulher”.
Ana Toro ressaltou a figura de Suceso Portales como “mulher consciente com seu tempo que influiu surpreendentemente nas mulheres feministas atuais”.
Por sua parte, Hortensia, filha da homenageada, agradeceu a homenagem a uma extremenha “com letras maiúsculas, lutadora, libertária e lúcida tanto na Espanha como no exílio”.
María Suceso Portales Casamar, que militou nas Juventudes Libertárias e na Confederação Nacional do Trabalho (CNT), nasceu em 4 de março de 1904 em Zahínos (Badajoz) e faleceu em 23 de janeiro de 1999 em Sevilha.
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Vovó, venha ver!
Nossa árvore não morreu!
Tem folhas novas!
Neide Portugal
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?