[Espanha] Mérida homenageia a anarcofeminista Suceso Portales

A Prefeitura atende a petição do Conselho Local das Mulheres e outros coletivos e põe seu nome a uma praça na Zona Sur

Uma placa situada na praça da Zona Sur de Mérida rende homenagem a Suceso Portales, uma anarcofeminista extremenha que lutou pelos direitos da mulher durante a Segunda República e se destacou por participar em “Mujeres Libres”, uma organização dedicada à liberação das mulheres.

O prefeito, Antonio Rodríguez Osuna, e a delegada de Igualdade, Ana Aragoneses, participaram esta sexta-feira (27/09) do ato de homenagem a Suceso Portales a cargo de sua filha, Hortensia Portales, e a representante de “Mujeres Libres” de Extremadura, Ana Toro, que consistiu no descobrimento da placa que dará nome a esta praça.

Segundo explicou a prefeitura em uma nota, esta atuação atende à petição do Conselho Local das Mulheres e outros coletivos de dispor de um lugar na cidade que reconheça a “esta lutadora pelos direitos da mulher”.

Ana Toro ressaltou a figura de Suceso Portales como “mulher consciente com seu tempo que influiu surpreendentemente nas mulheres feministas atuais”.

Por sua parte, Hortensia, filha da homenageada, agradeceu a homenagem a uma extremenha “com letras maiúsculas, lutadora, libertária e lúcida tanto na Espanha como no exílio”.

María Suceso Portales Casamar, que militou nas Juventudes Libertárias e na Confederação Nacional do Trabalho (CNT), nasceu em 4 de março de 1904 em Zahínos (Badajoz) e faleceu em 23 de janeiro de 1999 em Sevilha.

Fonte: https://www.hoy.es/merida/merida-homenajea-anarcofeminista-20190927162150-nt.html#vca=fixed-btn&vso=rrss&vmc=tw&vli=M%C3%A9rida

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Vovó, venha ver!
Nossa árvore não morreu!
Tem folhas novas!

Neide Portugal