[Reino Unido] O Festival Anarquista anuncia datas para 2020

O Festival Anarquista, um evento descentralizado que acontece na Grã-Bretanha e Irlanda desde 2018, anunciou suas datas para 2020. Aqui está o que o coletivo Afest tem a dizer.

Isso é uma convocação para participar do que será o terceiro Festival Anarquista, que acontece em toda a Grã-Bretanha e Irlanda. A ideia é simples: grupos ou indivíduos organizam seus próprios eventos e ações, concentrando-se nas datas entre a sexta-feira do dia 1 e a segunda-feira do dia 4 de maio de 2020, e a programação é reunida e promovida por nós em nosso site e mídia social.

Até agora, o modelo tem sido um sucesso, com uma boa variedade de eventos bem frequentados em vários locais. O modelo descentralizado significa que a localização não poderá ser uma barreira para algo acontecer.

A visão ideal para o festival seria ver eventos, grandes e pequenos, por toda Grã-Bretanha e Irlanda. Quanto mais eventos acontecem, quanto mais força o festival tiver e, por sua vez, quanto mais pessoas poderem se envolver e entrar em contato com as ideias anarquistas. O todo se torna maior que a soma de suas partes.

Nos últimos anos nós temos visto as feiras anarquistas de livros aparecerem em cidades por todo Reino Unido e seria particularmente bom se esses grupos pudessem organizar algo como parte do festival.

Mas, na prática, qualquer um poderia organizar algo, quem quer que seja e onde quer que esteja. Essa é uma boa oportunidade de aplicar o pensamento e a prática anarquista na comunidade local, e fora dos círculos anarquistas comuns. As ideias podem incluir: ler um texto anarquista em um grupo de leitura local, organizar uma discussão em um bar local ou em locais de encontro, envolver a comunidade local em um pouco de “anarquismo em ação”, pode ser uma ação solidária de coleta para um banco de alimentos, um pouco de jardinagem de guerrilha, fechar uma rua para uma festa – o que você achar melhor. Há um arquivo de eventos dos últimos dois anos no site do Festival Anarquista, mas não deixe que o que já foi feito limite as possibilidades. O potencial aqui é infinito, e a definição do que conta como anarquismo pode ser a sua forma mais ampla e abrangente.

Um pouco de história: a ideia de fazer isso veio depois de sentir a ausência da Feira Anarquista de Livros de Londres em 2018 e 2019. Não foi possível replicar de imediato o incrível trabalho de organização que era aplicado na feira de livro, mas aqueles que queriam podiam ao menos organizar nossos próprios pequenos eventos, e manter o espírito de um evento anarquista anual comum.

É animador ver que há uma tentativa de organizar uma Feira Anarquista de Livros em Londres novamente em outubro de 2020, mas com o sucesso anterior do nosso festival descentralizado, sentimos que vale a pena manter essa iniciativa também. Sendo nosso evento em maio, deixa um espaço de quase meio ano entre os dois eventos, permitindo bastante tempo para planejar e organizar.

Esse ano o Afest também irá cair no final de semana do primeiro de maio / Dia Internacional dos Trabalhadores. No passado, esse tinha sido um feriado bancário, mas o governo deslocou o feriado para a sexta-feira, 8 de maio, para comemorar o 75º aniversário do Dia da Vitória, o que parece um momento adequado para recuperar as raízes anarquistas do primeiro de maio.

Dê uma olhada no site para mais informações, inclusive sobre o que fazer para enviar um evento para a programação.

Esperamos muito que você possa participar!

Festival Anarquista

www.anarchistfestival.wordpress.com
www.facebook.com/anarchistfestival


www.twitter.com/anarchistfest

Tradução > Brulego

agência de notícias anarquistas-ana

Ipê florido —
Despencam flores
dourando o chão.

 Rubens Amato