[Espanha] Carta aberta a pesquisadorxs e cientistas.

A carta foi distribuída em diversas faculdades da Universidad Complutense durante “a noite europeia dos pesquisadores”.

Hoje vocês celebram seu dia, “a noite europeia dos pesquisadores”, vocês que se ergueram sobre o resto dos mortais, subiram no altar dos especialistas do conhecimento que nos mostra a Verdade, a Razão e o Progresso, e deslegitimam qualquer conhecimento não científico, enquanto usam trajes de gurus e salvadores da humanidade (no entanto, a salvação não consiste em servir de respaldo ideológico para as piores atrocidades). Vocês que, em nome da ideologia científica, promulgam que a tecno-ciência é a única maneira válida para definir nosso futuro. Se a tecno-ciência, porque seu trabalho consiste em produzir fatos a partir de máquinas, fatos que não são formuláveis fora de todo o aparato tecnológico que preside suas experiências e que estrutura sua relação a realidade (estão condicionados pelo sistema tecno-industrial, se tornam uma peça importante que sustenta técnica e ideologicamente o mundo-máquina).

Vocês que estabelecem um conhecimento total e objetivo dos fenômenos graças às matemáticas e adquirir o domínio técnico que se associa a elas, tornam-se mais um número. Vocês que adoram, são fetichistas, dos dados e das explicações quantitativas que sacrificam os fatos objetivos sobre a compreensão das relações e processos multiformes. Vocês que padronizam, homogenizam, mercantilizam e artificializam cada um dos processos desta vida, assim são suas análises: reducionistas, consideram apenas aquilo que é mensurável.

Suas pesquisas, seus objetivos são definidos pelos poderes econômicos, industriais e militares (vocês são seus trabalhadores, em vez disso são seus peões). São eles que os financiam, que usam suas pesquisas que servem principalmente para aumentar o poder econômico, militar e industrial. Não nos valemos da desculpa da venda nos olhos, muitos de vocês nem sabem onde terminam suas pesquisas e outras tantas olham para o outro lado, a fim de continuar sua carreira de prestígio e poder. A falta de responsabilidade em seus atos é uma característica da modernidade, mas não nos valem as desculpas, assim como Enola Gay, que se justificou dizendo que só obedeciam às ordens, nem têm justificativa, jogaram uma bomba atômica, e vocês obedecem àqueles que devastam nossas vidas e a Terra. Não se engane a CIÊNCIA NÃO É NEUTRA. É uma ideologia: cria um mundo segundo os interesses do sistema tecno-industrial, cria um mundo-máquina com um projeto claro: controlar e mercantilizar tudo vivo.

Talvez vocês se justifiquem, neguem o que foi exposto aqui até agora, talvez pensem que trabalham pelo bem da humanidade (em vez disso trabalham para perpetuar este sistema de miséria e terror), mas o bem da humanidade não pode ser alcançado por organizações sociais centralizadas e autoritárias como são os laboratórios e empresas onde trabalham, não pode ser esse mundo que vocês tentam criar, um mundo artificial e devastado por suas criações e pesquisas. Laboratórios onde criam uma vida sintética, não é necessário ver mais do que todas as pesquisas e desenvolvimentos em biologia sintética, onde criam e modificam a vida à sua vontade, mais como no capricho do sistema tecno-industrial, estão transformando a vida no nível do átomo, novas técnicas como a Crispr/9[1], onde podem cortar, modificar e colar o DNA dos seres vivos, construir o ser humano, como se fosse uma máquina, é o que pretendem como se fosse um objeto. Assim como a natureza, consideram o ser humano imperfeito, portanto, desejam aprimorá-lo através da engenharia genética, aprimorá-lo com base nos padrões da sociedade industrial, aprimorá-lo para que se adapte a seu mundo de lucratividade, eficácia e eficiência. Um humano eficiente para o mundo eficiente, unificando a complexidade e diversidade da vida. Desde as modificações realizadas através do diagnóstico pré-implantação na reprodução assistida até as interfaces humano-máquina.

Tudo isso para criar um humano-máquina que se encaixe em seu mundo-máquina… poderíamos falar das décadas de sofrimento e assassinatos realizados em animais em seus laboratórios… poderíamos falar das armas biológicas, produtos de suas pesquisas… poderíamos falar de todas os aplicativos para os smartphones que nos privam de nossas habilidades, percepções e intuições… para vocês salvarem o mundo para nós é uma catástrofe.

Pesquisas asquerosas e interessadas que iam curar e alimentar a maioria e melhorar suas condições de vida, no entanto, não há mais como fechar os olhos para ver como a catástrofe social-ecológica e a miséria estão presentes em todos os cantos do planeta saqueado. Sua fé no progresso e na modernização causou um desastre ecológico que as coisas mais elementares se tornaram objetos de luxo: ar e água puras, comida, saúde, etc… A ideia de um progresso contínuo nas condições de existência graças ao aprimoramento técnico apenas esconde a submissão dos indivíduos aos fenômenos que lhes impõem, o que os tornam dependentes das novas tecnologias (fruto de suas pesquisas) e das satisfações compensatórias que estas oferecem, a dependência dessas novas tecnologias (internet, smartphones e seus aplicativos, etc…) criam um mundo alienado e controlado.

A devastação é causada por seu frenesi científico, a tecno-ciência como principal responsável por essa devastação que nada poderá fazer contra as radiações, os ciclones ou os cânceres que são e continuarão sendo catástrofes, tentar resolvê-las com soluções técnicas significa trancar-se numa fuga absurda, que nos empurra mais um passo em direção do abismo… Trancados em seus laboratórios só veem a solução, para a devastação que têm causado, no desenvolvimento tecnológico algo tão aberrante como querer fazer uma estrada ser um espaço aconchegante.

Como tecno-cientistas, não veem além da máquina que os alimenta e protege, o que artificializa a vida e mecaniza as relações sociais. Vocês que pensam que são livres e que trabalham para o bem da humanidade deve-se ao poder tecno-científico que erige sua hegemonia sobre a deslegitimização de outras formas de vida possíveis e sobre a destruição das condições que as tornariam possíveis. A pesquisa, em sua forma atual, é inseparável da organização técnica do mundo que causa miséria em todo o planeta, é quem fornece à sociedade tecno-industrial os meios técnicos para alcançar suas funestas ambições. A pesquisa está no cerne do desenvolvimento econômico e de suas catástrofes inerentes: desvalorização do trabalho humano através da simplificação e da automação de grande parte de suas atividades, colonização e desfiguração da vida cotidiana por bens tecnológicos, aperfeiçoamento das técnicas militares e policiais, esgotamento do meio ambiente e extinção das espécies.

Rechaçamos então suas pesquisas convertidas na ditadura dos especialistas que deslegitimam o restante de saberes e conhecimentos, que marcaram caminhos do conhecimento sem recorrer ao domínio técnico, no entanto, sua ciência não pode ser dissociada de um desejo de domínio instrumental do universo, sua ciência está modelada e mediada pela tecnologia, rechaçamos o racionalismo mórbido da sociedade industrial que aspira a classificar tudo em seus cálculos e previsões técnicas e econômicas.

Não queremos gerenciar as catástrofes, não queremos “aproximar a ciência aos cidadãos”, queremos demolir a lógica dos especialistas e seu mundo racional, não queremos democratizar a ciência, queremos demolir os laboratórios e empresas onde planejam nossas vidas, queremos demolir o mundo hipertecnológico e totalitário, nós amamos a curiosidade e o conhecimento fora de sua lógica, amamos viver nossa realidade e experiências, não sua realidade e experiência sintéticas fabricadas nos laboratórios daqueles que gerenciam e administram nossas vidas. Queremos um mundo livre e selvagem.

contratodanocividad.espivblogs.net

>> Nota:

[1]https://gizmodo.uol.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-crispr-nova-ferramenta-de-edicao-de-dna/

Tradução > keka

agência de notícias anarquistas-ana

Rosto no vidro
uma criança eterna
olha o vazio

Alphonse Piché