Assembleia Libertária de Santiago | Comunicado sobre o clima de tensão social e os fatos recentes no território chileno

Os últimos fatos de outubro definiram um marco na história deste território. A classe oprimida, após décadas de desprezo e abuso, se sublevou contra a ordem imposta, dando mostras de dignidade e valentia em seu enfrentamento contra o Estado. Diante disso, a Assembleia Libertária de Santiago(ALS) expressa o seguinte:

 Repudiamos a atuação e o procedimento das autoridades, ao responderem ante esta situação decretando estado de emergência em várias regiões do país, e pondo os militares nas ruas, demonstrando, uma vez mais, o desinteresse e abandono histórico da classe política para com as demandas e necessidades sociais. Já temos uma longa lista de desaparecidxs, mortxs e feridxs em manifestações ao longo do Chile. Ante o assassinato respondemos com organização e não dando lugar ao terrorismo de Estado que criminaliza o protesto infundindo o pânico na população.

Nós encorajamos e promovemos a criação, em diversas esferas e em diversos espaços, assembleias de caráter libertário, que funcionem na base da horizontalidade, autonomia, ação direta e autogestão. E se possível, com uma coordenação federativa elas possam transformar radicalmente a sociedade.

Estas assembleias, teriam a finalidade de servir de encontro tanto para a geração de propostas e estratégias a seguir para o estabelecimento de uma sociedade melhor, como também de ferramenta para a resolução direta dos problemas comuns de cada espaço e de autogestão dos recursos disponíveis para isso. De tal forma, contribuiria, não só para o desenvolvimento das ideias, mas também para o estabelecimento das práticas baseadas na liberdade e horizontalidade.

Embora, provavelmente, as formações destas assembleias não poderão por si só dar uma solução à conjuntura atual, servirão para gerar laços de comunidade que podem perdurar no tempo e constituir uma alternativa política para os que são oprimidxs.

Insta-se também aos anarquistas de todo o território, a fazer parte deste movimento, participando e colaborando ativamente tanto nas dimensões de luta, como nas de organização e formulação de projetos e propostas.

Auto-organização, autogestão, e apoio mútuo na revolta dxs oprimidxs!

Revogação do estado de emergência e toque de recolher!

Fora milicos e policiais de nossos territórios!

Solidariedade e ação direta na luta!

Assembleia Libertária de Santiago

22 de outubro de 2019

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

O gari folheia
o livro de poesias—
Voa passarinho!

Regina Ragazzi