Quarta-feira, 23 de outubro de 2019
PIÑERA À GUILHOTINA!
Segundo cifras oficiais 300 mil pessoas chegaram a protestar na Praça Itália, o ponto nevrálgico dos enfrentamentos na capital. A massividade dos protestos traz consigo atitudes que a muitos de nós causam náuseas.
A revolta tenta ser apagada com cidadania e chamadas ao patriotismo, a televisão se deleita mostrando imagens de manifestantes pacíficos abraçando policiais, jogando bola com os milicos, ou dançando rave sem se importarem muito com a grave situação atual. Estão dançando sobre nossos mortos!
Nas manhãs as “crianças de bem”, essas muito loiras, cheios de privilégios e a favor da vida saem para limpar e varrer os escombros das ruas. Os rebeldes cortam as avenidas e levam cabos de ferro para quebrar o asfalto, ante a falta de elementos para acender barricadas e atirar contra os agentes repressivos.
Na cidade de Coyhaique atacam uma delegacia com artefatos incendiários. Existem denúncias de macabras torturas dentro de delegacias e de uma estação do metrô.
O subsecretário do interior chama aos reservistas do exercito e desde o Wallmapu chegam blindados e policiais do comando da selva treinados para a guerra na Colômbia.
No ciberespaço hackeiam páginas do Estado com lemas a favor da rebelião.
O governo anula o aumento de 9,2% das contas de eletricidade e partidos de esquerda tentam dirigir a revolta para seus egoístas interesses eleitorais.
Continua o toque de recolher, agora desde as 22 horas até as 4 da madrugada.
Estão ameaçadas as cúpulas da APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) e COP25 (cúpula do clima da ONU) que se realizariam no Chile.
Realiza-se um chamado para uma marcha histórica para a sexta-feira, 25 de outubro, às 17 horas.
Anarquistas do mundo chamam para uma semana de solidariedade internacional com a Revolta de 24 de outubro a 1º de novembro.
A quase completar-se uma semana de conflito…
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/10/23/chile-santiago-5o-dia-de-revolta-social/
agência de notícias anarquistas-ana
Silêncio:
cigarras escutam
o canto das rochas
Matsuo Bashô
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!