[Chile] Santiago: 6º dia de revolta social

Quarta-feira, 23 de outubro de 2019

PIÑERA À GUILHOTINA!

Segundo cifras oficiais 300 mil pessoas chegaram a protestar na Praça Itália, o ponto nevrálgico dos enfrentamentos na capital. A massividade dos protestos traz consigo atitudes que a muitos de nós causam náuseas.

A revolta tenta ser apagada com cidadania e chamadas ao patriotismo, a televisão se deleita mostrando imagens de manifestantes pacíficos abraçando policiais, jogando bola com os milicos, ou dançando rave sem se importarem muito com a grave situação atual. Estão dançando sobre nossos mortos!

Nas manhãs as “crianças de bem”, essas muito loiras, cheios de privilégios e a favor da vida saem para limpar e varrer os escombros das ruas. Os rebeldes cortam as avenidas e levam cabos de ferro para quebrar o asfalto, ante a falta de elementos para acender barricadas e atirar contra os agentes repressivos.

Na cidade de Coyhaique atacam uma delegacia com artefatos incendiários. Existem denúncias de macabras torturas dentro de delegacias e de uma estação do metrô.

O subsecretário do interior chama aos reservistas do exercito e desde o Wallmapu chegam blindados e policiais do comando da selva treinados para a guerra na Colômbia.

No ciberespaço hackeiam páginas do Estado com lemas a favor da rebelião.

O governo anula o aumento de 9,2% das contas de eletricidade e partidos de esquerda tentam dirigir a revolta para seus egoístas interesses eleitorais.

Continua o toque de recolher, agora desde as 22 horas até as 4 da madrugada.

Estão ameaçadas as cúpulas da APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) e COP25 (cúpula do clima da ONU) que se realizariam no Chile.

Realiza-se um chamado para uma marcha histórica para a sexta-feira, 25 de outubro, às 17 horas.

Anarquistas do mundo chamam para uma semana de solidariedade internacional com a Revolta de 24 de outubro a 1º de novembro.

A quase completar-se uma semana de conflito…

Não queremos paz, MAS A VITÓRIA!
 
N.T.

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/10/23/chile-santiago-5o-dia-de-revolta-social/

agência de notícias anarquistas-ana

Silêncio:
cigarras escutam
o canto das rochas

Matsuo Bashô