[Chile] Santiago: 5º dia de revolta social

Terça-feira, 22 de outubro de 2019

O POVO PEDE A CABEÇA DO REI E A DERROCADA DE SEU SISTEMA!

Pensava-se que a “revolta dos 30 pesos” iria diminuir a sua força, mas nada mais longe da realidade. Pelo quinto dia consecutivo, os manifestantes tomam o centro da capital, enfrentando os uniformizados e seus blindados.

Pedras, bombas incendiárias, de pintura, cloro e ácido são jogados aos lacaios que respondem com disparos. Barras bravas [torcida de futebol] se somam à luta. Começam a aparecer timidamente escudos, capacetes e óculos para a proteção dos insurretos e insurretas.

Grupos de afinidade chamam à autodefesa das populações, há denúncias de sequestros desde suas casas de dirigentes sociais e estudantes secundaristas.

Desconhecidos atacam a balas uma delegacia na comuna de San Bernardo.

A televisão não pode filtrar e transmite ao vivo como militares disparam contra “perigosos e perigosas” manifestantes armados de panelas e colheres. Circulam vídeos de atropelos intencionais por parte de agentes da ordem.

O presidente do Chile anuncia várias medidas em seu discurso em rede nacional de TV, mas não satisfaz a ninguém. Ninguém quer migalhas, isto é outra coisa.

Centrais de trabalhadores e sindicatos chamam à GREVE GERAL durante a quarta-feira, 23, e quinta-feira, 24, desde cedo, e uma marcha desde o centro da cidade às 11 horas.

O clima é de incerteza, não há uma petição concreta nem interlocutores válidos. Entre os anarquistas há autocrítica, talvez com mais unidade, coordenação, organização e propaganda isto teria se elevado a outro nível.

Não temos certeza de como terminará a revolta, mas os sorrisos de nossa cara nunca poderão apagar. Estamos vivendo um dos mais belos momentos da guerra social no território dominado pelo Estado chileno.

Seguimos propagando a revolta social!

Nos vemos na rua!

N.T.

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/10/21/chile-santiago-este-e-o-momento-de-luta-pela-dignidade/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/10/21/chile-a-greve-geral-desta-segunda-feira-21-de-outubro-e-algumas-perspectivas/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/10/21/chile-santiago-3o-dia-de-revolta-social/

agência de notícias anarquistas-ana

a borboleta
pousa sobre o sino do templo
adormecido

Buson