Segunda-feira, 28 de outubro de 2019
FOGO À NORMALIDADE! Tentaram “normalizar-nos”, voltamos com mais força!
Pensaram que levantando o toque de recolher todxs iriam às discotecas e festas, que adormeceriam à juventude com álcool, drogas e basile… Não o conseguiram.
Uma vez mais “os meninos de bem”, loiros e pró-vida saíram para limpar a cidade de madrugada, a eles se somaram grupos católicos e cristãos com camisetas brancas, tampouco o conseguiram.
Muitas das estradas do país amanheceram bloqueadas, seguem as evasões no transporte público, e xs manifestantes continuam se juntando em convocatórias autônomas, sem partidos nem dirigentes.
As cifras sobre violadxs, abusadxs sexualmente, detidxs, torturadxs, desaparecidxs e assassinadxs aumentam dia a dia. Não há certezas da quantidade exata.
Na rua a propaganda anárquica começa a multiplicar-se mais além dos milhares de grafites e gritos. As cidades de Valparaíso e Concepción registram altos níveis de conflito e combatividade.
Na capital, desconhecidxs atacaram com fogo (pela terceira vez) o canal de televisão “Mega”, um dos tantos que seguem sendo porta vozes da elite.
Na comuna de Lo Barnechea detonam uma estátua em honra à polícia, a decapitam e mostram sua cabeça como um troféu entre gritos de alegria.
A marcha para o palácio de governo chega até suas proximidades, mas ainda não se conseguiu acessá-la. “La Moneda” está fortemente bloqueada pela polícia militarizada e seus blindados.
As expropriações coletivas, incêndios de multinacionais e grandes comércios continuam.
Os grupos de esquerda tentam dirigir a Revolta para a petição de uma assembleia constituinte, tratando em muitos casos de instrumentalizar os conselhos e assembleias de bairro.
O governo apela ao isolamento dxs rebeldes suplicando à cidadania pacifista. Caiu grande parte do gabinete presidencial, entre eles o odiado Ministro do Interior Andrés Chadwick. A nova Ministra ameaça abertamente pela televisão axs “6.500-7.000 violentxs” com perseguição e encarceramento.
Na terça-feira, dia 29 de outubro, se tentará novamente chegar ao palácio de governo.
Que o fogo anticapitalista e antiestatal não se apague! O capitalismo é morte, a Revolta é vida!
N.T.
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/10/25/chile-santiago-7o-dia-de-revolta-social/
agência de notícias anarquistas-ana
pássaros cantando
no escuro
chuvoso amanhecer
Jack Kerouac
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!