[Chile] Santiago: 11º dia de revolta social

Segunda-feira, 28 de outubro de 2019

FOGO À NORMALIDADE! Tentaram “normalizar-nos”, voltamos com mais força!

Pensaram que levantando o toque de recolher todxs iriam às discotecas e festas, que adormeceriam à juventude com álcool, drogas e basile… Não o conseguiram.

Uma vez mais “os meninos de bem”, loiros e pró-vida saíram para limpar a cidade de madrugada, a eles se somaram grupos católicos e cristãos com camisetas brancas, tampouco o conseguiram.

Muitas das estradas do país amanheceram bloqueadas, seguem as evasões no transporte público, e xs manifestantes continuam se juntando em convocatórias autônomas, sem partidos nem dirigentes.

As cifras sobre violadxs, abusadxs sexualmente, detidxs, torturadxs, desaparecidxs e assassinadxs aumentam dia a dia. Não há certezas da quantidade exata.

Na rua a propaganda anárquica começa a multiplicar-se mais além dos milhares de grafites e gritos. As cidades de Valparaíso e Concepción registram altos níveis de conflito e combatividade.

Na capital, desconhecidxs atacaram com fogo (pela terceira vez) o canal de televisão “Mega”, um dos tantos que seguem sendo porta vozes da elite.

Na comuna de Lo Barnechea detonam uma estátua em honra à polícia, a decapitam e mostram sua cabeça como um troféu entre gritos de alegria.

A marcha para o palácio de governo chega até suas proximidades, mas ainda não se conseguiu acessá-la. “La Moneda” está fortemente bloqueada pela polícia militarizada e seus blindados.

As expropriações coletivas, incêndios de multinacionais e grandes comércios continuam.

Os grupos de esquerda tentam dirigir a Revolta para a petição de uma assembleia constituinte, tratando em muitos casos de instrumentalizar os conselhos e assembleias de bairro.

O governo apela ao isolamento dxs rebeldes suplicando à cidadania pacifista. Caiu grande parte do gabinete presidencial, entre eles o odiado Ministro do Interior Andrés Chadwick. A nova Ministra ameaça abertamente pela televisão axs “6.500-7.000 violentxs” com perseguição e encarceramento.

Na terça-feira, dia 29 de outubro, se tentará novamente chegar ao palácio de governo.

Que o fogo anticapitalista e antiestatal não se apague! O capitalismo é morte, a Revolta é vida!

N.T.

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/10/28/chile-um-olhar-anarquico-no-contexto-de-revolta-e-repressao/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/10/27/repressao-no-chile-novo-relatorio-do-inhd-3-162-pessoas-foram-presas-e-997-feridas/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/10/25/chile-santiago-7o-dia-de-revolta-social/

agência de notícias anarquistas-ana

pássaros cantando
no escuro
chuvoso amanhecer

Jack Kerouac