Trata-se de um cão que participou de várias manifestações nas ruas de Santiago e hoje é um símbolo de protesto na Big Apple, nos EUA.
O mundo vive dias de grande agitação, onde manifestações e protestos tomaram as ruas de várias cidades ao redor do mundo.
Às marchas na Catalunha, Hong Kong, Equador, Líbano e Chile, agora se somam as evasões no metrô de Nova York, derivadas da violenta detenção que sofreu um jovem afro-americano em 25 de outubro passado.
Quase mil jovens decidiram não pagar pela passagem de metrô da Big Apple, onde admitem abertamente que foram inspirados pelas manifestações no Chile e no Líbano, entre outros lugares.
O mais impressionante é que um adesivo de um cachorro fugindo do metrô apareceu nas paredes do trem do metrô de Nova York. Este é o “Negro Matapacos”, um cão que acompanhou e muitas vezes “liderou” protestos estudantis no centro de Santiago.
Era comum ver o cachorro latindo para a polícia e enfrentando o carro lança água, como se fosse mais um manifestante. Sempre vestindo um lenço vermelho no pescoço, o cão foi visto nos protestos até agosto de 2017, ano em que infelizmente morreu.
De fato, o animal se tornou um ícone das manifestações que o Chile vive hoje, onde muitos levantaram faixas e fotografias do “Negro Matapacos”, como forma de reivindicar sua figura.
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Casa da vovó
Tucano na árvore
Maravilhoso!
Emille Jordão Silva – 14 anos
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!