Negro Matapacos: a história por trás do adesivo do cachorro que apareceu nos protestos de Nova York

Trata-se de um cão que participou de várias manifestações nas ruas de Santiago e hoje é um símbolo de protesto na Big Apple, nos EUA.

O mundo vive dias de grande agitação, onde manifestações e protestos tomaram as ruas de várias cidades ao redor do mundo.

Às marchas na Catalunha, Hong Kong, Equador, Líbano e Chile, agora se somam as evasões no metrô de Nova York, derivadas da violenta detenção que sofreu um jovem afro-americano em 25 de outubro passado.

Quase mil jovens decidiram não pagar pela passagem de metrô da Big Apple, onde admitem abertamente que foram inspirados pelas manifestações no Chile e no Líbano, entre outros lugares.

O mais impressionante é que um adesivo de um cachorro fugindo do metrô apareceu nas paredes do trem do metrô de Nova York. Este é o “Negro Matapacos”, um cão que acompanhou e muitas vezes “liderou” protestos estudantis no centro de Santiago.

Era comum ver o cachorro latindo para a polícia e enfrentando o carro lança água, como se fosse mais um manifestante. Sempre vestindo um lenço vermelho no pescoço, o cão foi visto nos protestos até agosto de 2017, ano em que infelizmente morreu.

De fato, o animal se tornou um ícone das manifestações que o Chile vive hoje, onde muitos levantaram faixas e fotografias do “Negro Matapacos”, como forma de reivindicar sua figura.

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/11/06/chile-o-santo-patrono-dos-protestos-sociais-a-luta-viral-para-instalar-a-estatua-do-negro-matapacos-na-praca-italia-o-coracao-da-explosao-social/

agência de notícias anarquistas-ana

Casa da vovó
Tucano na árvore
Maravilhoso!

Emille Jordão Silva – 14 anos