Junto com o “Negro Matapacos”, este cão se converteu em um novo símbolo dos protestos.
No Chile já é conhecido o “Negro Matapacos”, um audacioso cão que ajudou os estudantes em 2011 e outras manifestações tentando espantar os carabineiros, além de acompanhá-los nas marchas com seu característico lenço vermelho.
Apesar de que o “Negro” faleceu faz uns anos, se converteu em um símbolo de protestos a nível mundial e assim ficou demonstrado em redes sociais.
Agora, em plena explosão social, se tornou conhecido o “Rucio Capucha”, outro cãozinho que esteve na linha de frente na Praça da Dignidade ajudando a seus amigos humanos.
No entanto, nem tudo foi bom para o cãozinho, dado que no fim de semana recém passado ficou ferido após os carabineiros o impactarem diretamente com o potente jato do carro lança-água.
Através do Instagram da agrupação de estudantes de medicina veterinária da Universidade Mayor, VetSOS, divulgaram o estado do “Rucio Capucha”, que se encontra fora de risco vital e adotado.
Além disso, fizeram um chamado para evitar que os cães se aproximem das marchas, dado que estão expostos a muitos químicos e situações de estresse que podem prejudicar sua saúde.
“Fazemos o chamado para tirar os cães das marchas, este gordo esteve super exposto aos gases lacrimogêneos, havia um vídeo onde se via como o jato de água o atirou voando, pelo que queremos pedir-lhes que apesar de que sejam ícones nas marchas e estejam apoiando totalmente a causa, eles estão sendo muito afetados”, escreveram.
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Saindo da escola
Vejo o céu todo azul
Papai nem liga.
Vicenzo Salemi da Rocha – 8 anos
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!