[Argentina] Juan Creaghe: a vida de cinema que se apagou há 100 anos

O médico irlandês [nascido em 1841 com o nome de John O’Dwyer] morreu em 19 de fevereiro de 1920, longe de Luján, cidade onde fundou um jornal e uma escola de tendências anarquistas. Ele era uma figura-chave do anarquismo argentino em seu auge. Em seus últimos anos, acompanhou o processo revolucionário no México.

A manhã começou convulsionada. Não era a primeira vez que a polícia pretendia ignorar a liberdade de expressão. O velho barbudo conhecia bem esses abusos por causa da simples circunstância de tê-los sofrido várias vezes em sua própria carne. Suas ideias, como as de muitos outros companheiros no início do século, incomodavam. Havia muito mais de seu esforço para espalhá-las até que se tornem contagiosos entre milhares de trabalhadores.

Ele conseguiu alertar vários trabalhadores, que sem hesitar o acompanharam até a gráfica. Os uniformizados tomaram posições prontas para o assalto. Mas o velho barbudo não se intimidou. Ele carregou os exemplares em uma carruagem, segurou o revólver e deu a ordem para avançar até a redação. Os trabalhadores cercaram o carro e caminharam sob o grito de “Viva a anarquia”, “Viva a Federação Regional dos Trabalhadores da Argentina”, “Viva La Protesta“.

Já nas instalações, a tensão não cessou. O velho se alocou atrás de uma mesa. A polícia do lado de fora, pronta para entrar e apreender os exemplares. “Para saquear a gráfica, eles primeiro teriam que passar por cima do meu cadáver”, gritou sem se afastar do revólver. A resistência alcançou seu objetivo. Os uniformizados se retiraram e, naquele dia, em meados de 1903, o que aconteceu foi narrado de boca em boca em várias ruas da cidade de Buenos Aires, onde ocorreu este particular episódio.

O velho barbudo era médico. E não era um homem de armas, exceto em situações excepcionais que pressionavam seu temperamento forte, geralmente promovido pela repressão injusta e ilegal do Estado. Ele era, em vez disso, um homem de profundas convicções que poderia ser resumido na defesa irrestrita da dignidade humana. Talvez seja por isso que ele se voltou para a ideologia anarquista, aquele movimento que na Argentina alcançou seu esplendor durante a primeira década do século passado e o teve entre seus principais animadores. Esses militantes forneceram uma visão de mundo política, social e cultural alternativa à ordem prevalecente. Daí a obstinação repressiva demonstrada por várias agências estatais.

Seu nome era Juan Creaghe, natural da Irlanda. E o jornal que naquela manhã de 1903 defendeu com unhas e dentes foi uma de suas muitas criações. Fazia seis anos desde que ele se juntou ao primeiro grupo editorial. Foi assim que o La Protesta Humana (O Protesto Humano) foi fundado (mais tarde o nome foi reduzido apenas para La Protesta), sem pensar que se tornaria o órgão central do anarquismo Rioplatense, com forte influência em toda a América Latina. Sua contribuição foi fundamental, a ponto de ser considerada por seus contemporâneos como fundador e principal impulsionador do jornal naquela primeira década de vida. Em 1904, ele forneceu os fundos para a compra da primeira impressora própria. Dessa forma, La Protesta se tornou um diário e começou seu caminho ascendente.

Creaghe adotou Luján como sua residência entre 1890 e 1911. Este mês marca o centésimo aniversário de sua morte, que ocorreu muito longe dos Lujanenses.

Anarquismo em Luján

Creaghe foi um protótipo do militante integral que promovia o anarquismo. Veemente e terno de acordo com as circunstâncias; intransigente, mas com suficiente maleabilidade de pensamento para detectar as contradições de um sistema capitalista que entendia inimigo da dignidade humana. Amante da palavra, mas capaz de apoiá-la com fatos. Em suma, uma espécie de apóstolo de uma revolução que imaginou possível e necessária.

Como médico, eu frequentava os setores pobres do bairro Lujanense de graça, incluindo o fornecimento de medicamentos. Em um anúncio de 1907 publicado no jornal La Opinión para anunciar sua mudança para a atual rua Mariano Moreno, em frente à Plaza Colón (anteriormente ocupado por um domicílio localizado em Rivadavia e Mitre), ele esclareceu que seus serviços eram gratuitos para os “proletários”. Essa vocação solidária, que alguns vizinhos pagavam com vegetais ou animais, levou-o a ser conhecido localmente como o “médico dos pobres”.

Ele teve o mesmo desapego com inúmeras propostas anarquistas, as quais ajudou economicamente: “Durante muito tempo eu fui penetrado com a verdade de que a restituição é devida aos oprimidos e considero que tudo o que me resta depois de ter pago minhas despesas de vida pertence em justiça aos explorados”, escreveu em outubro de 1909.

Não existem muitos dados de seus primeiros anos na Irlanda. Vários pesquisadores localizam seu nascimento em 1841, possivelmente na cidade de Limerick. As mesmas dúvidas cercam as características do ambiente familiar, embora a possibilidade de estudar medicina em um país devastado pela chamada “fome da batata” indique sua pertença a um setor economicamente abastado. Ele se formou como cirurgião no Royal College of Surgeons em Dublin. Concluiu o estágio e emigrou pela primeira vez para a Argentina.

Essa estadia inicial o levou para a área de Navarro. Você pode adivinhar uma imigração motivada pela presença de outros compatriotas naquele setor de Buenos Aires. Em 1890, mudou-se para a Inglaterra, onde sentiu os efeitos sociais da revolução industrial e ingressou na Liga Socialista comandada por William Morris. Pouco depois, no entanto, abraçou a ideologia anarquista, uma posição ideológica que manteve até sua morte.

Em 1892, Creaghe já era um vizinho de Luján. Sua chegada à cidade definiu o perfil que o movimento anarquista adquiriu no nível local. Embora não tenha sido um espaço amplo, houve um impulso considerável, capaz de integrar vizinhos de diferentes contextos sociais. Isso é testemunhado por várias atividades que já foram desenvolvidas na localidade. Por exemplo, a existência do Centro de Estudos Sociais de Luján, a realização de conferências (em 1898, o famoso conferencista italiano Pietro Gori visitou a cidade, ante um grande público) e várias mobilizações que, em geral, funcionavam como uma reação ao perfil lujanense católico e que despertou, em várias ocasiões, a intervenção policial.

Em Creaghe, o anticlericalismo era um princípio fundamental e a perseguição estatal um sofrimento habitual. Longe do imaginário construído, o anarquismo argentino relutava bastante em métodos violentos. E, embora houvesse esses episódios, eles operavam mais como exceção do que como regra. O problema era, na realidade, a bagagem de ideias que ele proclamava, tão ampla quanto integrais. Além do conhecido discurso trabalhista (que teve um forte impacto nas primeiras organizações sindicais importantes do país), o anarquismo questionou as concepções de educação, família e pátria, para citar pontos em um amplo campo da vida social. De muitas maneiras, se mostrava como uma ideologia muito avançada para seu tempo histórico. Uma dessas concepções de vanguarda foi expressa em um resumo da Creaghe de 1894: “Em todas as inovações econômicas, políticas e religiosas, os inovadores tentaram libertar aos homens; todo mundo lamentou a tirania que pesava sobre eles, enquanto da mulher não se ocuparam, deixando-a no esquecimento, como uma peça de mobiliário que tem apenas um uso. Os anarquistas foram os primeiros a considerá-las iguais aos homens, porque constituem metade da Humanidade”.

Um documento de 1903 confirma a validade do pensamento anarquista em Luján. Naquela época, a sede central da polícia, com sede na cidade de Buenos Aires, fez chegar à região e outras províncias uma extensa lista de anarquistas alcançados pela repressão, enquadrados na Lei de Residência aprovada um ano antes, dispositivo que procurava dar um certo aspecto de legalidade à expulsão de anarquistas (Creaghe esteve várias vezes prestes a ser deportado). Era uma autêntica lista negra que dividia os identificados em três categorias. O último foi o mais numeroso e incluía – desde a ótica policial – “indivíduos suspeitos de serem anarquistas ou agitadores que incitam a violência às classes trabalhadoras, que foram avisados de que se reincidissem nessa conduta seriam expulsos do país e sobre os quais é necessário que a polícia exerça vigilância constante”. No caso de Luján, a lista acrescentou onze vizinhos, incluindo Creaghe, um número maior do que quase todas as cidades de Buenos Aires mencionadas, com exceção de La Plata e Bahía Blanca.

Mãos à obra

O médico irlandês era um disseminador inveterado da ideologia anarquista. A primeira experiência própria teve lugar em Luján e foi chamada El Oprimido, um jornal que apareceu entre 1884 e 1887. Lá, Creaghe delineou sua posição a favor do anarquismo organizacional, uma tendência que gradualmente hegemonizou o movimento e ofuscou a corrente atual até naquele momento, conhecido como individualista ou anti-organizacionista. Pode-se dizer que El Oprimido ajudou significativamente a difundir essa nova concepção (fortemente favorecida pela presença no país de Errico Malatesta, com quem Creaghe mantinha relação), que se materializou na consolidação de ideias libertárias entre a classe trabalhadora e a multiplicação das chamadas Sociedades de Resistência, de orientação anarquista.

Além disso, a revisão do arquivo de suas páginas permite resgatar do esquecimento o olhar que seu fundador mantinha em uma ampla variedade de tópicos. Essa capacidade de pensar sobre a realidade em suas muitas facetas fez dele um protagonista habitual dos debates ideológicos que ocorreram no anarquismo e também no cruzamento com outras correntes de pensamentos que prevaleciam na época (como é conhecida a troca de ideias que ele mantinha com José Ingenieros nas páginas do jornal La Montaña).

Outro traço de seu tempo na cidade remonta a 1907. Naquele ano, ele alcançou um anseio antigo com a criação da Escola Moderna de Luján, uma proposta educacional que significou uma das várias tentativas anarquistas de intervir nesse campo. Era um estabelecimento de tipo misto, que durante sua curta existência combinou teoria com práticas rurais. O programa de estudo aboliu o castigo físico e “o antigo método autoritário de ensino que consiste em impor opiniões e ideias a outros e pela força e que não têm garantia de que sejam razoáveis”, conforme explicado em uma espécie de manifesto divulgado dias antes de sua inauguração, em setembro daquele ano.

A Escola Moderna de Luján foi apresentada como uma alternativa à educação estatal e aquela de raízes confessionais. Por isso, envolveu um desafio que funcionou como um alerta para as elites dominantes. Em 1909, o sempre presente aparelho repressivo teve a oportunidade de interromper as experiências como a desenvolvida em Luján. Durante o estado de sítio decretado em novembro, o estabelecimento foi fechado e seu mentor detido por vários dias em condições deploráveis.

Seus últimos anos

A nova detenção e os desacordos internos no anarquismo parecem ter marcado uma virada para Creaghe. Sem muita atividade durante 1910, em setembro do ano seguinte, o médico decidiu deixar o país atraído pelas notícias referentes ao processo revolucionário no México.

Ao chegar naquele país (depois de passar pelo Chile e Peru), ele ficou rapidamente empolgado com os eventos ocorridos e ficou deslumbrado com a figura de Emiliano Zapata: “Companheiros de La Protesta, vocês devem fazer todo o possível para dar o maior destaque aos eventos do México, porque não pode haver melhor propaganda entre os marginalizados de qualquer parte do mundo; o belo exemplo de um povo que se levanta em armas para tomar posse dessa fonte fundamental de toda a produção que é a terra”, escreveu ele de Los Angeles, onde fez contato com a facção anarquista da revolução liderada por Ricardo Flores Magón.

Em 1913, ele retornou rapidamente a Luján, para retornar definitivamente aos Estados Unidos, onde colaborou com o movimento anarquista daquele país. O itinerário de Creaghe culminou em um hospital psiquiátrico no estado de Washington. Lá ele morreu em 19 de fevereiro de 1920. Uma carta escrita por Magón, que naquele momento encontrava-se preso, indica que a morte encontrou o médico em condições difíceis: “Os últimos anos desse combatente da liberdade eram de natureza que fazem qualquer um estremecer. Ele, que amava a humanidade, era o alvo de todos os tratamentos desumanos. Ele, que sonhava com a liberdade, foi privado de todos os privilégios humanos. Ele, que lutou para que toda criatura humana pudesse ter uma casa, não tinha seu próprio abrigo”.

Fonte: http://www.elcivismo.com.ar/notas/38533/juan-creaghe-una-vida-de-pelicula-que-se-apago-hace-100-a-os.html

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Mata devastada
Vence a luta pela vida
Cachos do Ipê roxo

Kiyomi