[Espanha] Redes de Cordialidade – Espaço de reflexão anarcofeminista

Somos um grupo online de debate e reflexão anarcofeminista. Somos em maioria mulheres espanholas, mas também há mulheres da América. Estamos interessadas em encontrar grupos e individualidades anarcofeministas na América Latina para compartilhar reflexões e debates. Este fragmento abaixo publicado em 2 de novembro de 2019, comemorou nosso primeiro aniversário de existência.

As afinidades entre as pessoas levam em consideração o temperamento, as diferentes formas de sensibilidade, de traços de caráter e as maneiras de integrar-se com os demais. A associação deveria ser a arte de despertar o melhor de cada pessoa, descartando o pior, a capacidade de mobilizar recursos novos, positivos e portadores de liberdade e de vida. Romper com os estereótipos e os papéis impostos requer que se ponha a seu serviço o melhor de quem se organiza por afinidade“.

Um ano depois, seguimos reconhecendo-nos nestas palavras. REDES, valha a redundância, é uma rede de inter-relação informal entre mulheres com uma identidade coletiva compartilhada: o anarcofeminismo. Diz Uri Gordon, que as redes entre pessoas ou grupos anarquistas foram comparadas com um rizoma (massa radicular bulbosa e sem caule de plantas como a batata ou o bambu), uma estrutura baseada em princípios de vínculos, heterogeneidade, multiplicidade e não linearidade. As redes não têm contornos definidos, mas se sobrepõem entre si, e se expandem ou contraem conforme as pessoas (ou grupos) interatuam ou vão cada uma para seu lado.

Nosso grupo viveu neste ano essas expansões e contrações, e se adaptou a isso com flexibilidade, de tal maneira que REDES está constituído por um grupo de onze mulheres (cinco delas do grupo inicial) que abordou quatro debates, o que já nos permitiu ter numerosos textos para avançar no terreno das ideias e atualizar nossa genealogia feminista que tem um longo percurso. Junto com este grupo, há um segundo círculo, formado por sete mulheres, que estão vinculadas a REDES, mas não participam nos debates por motivos diversos (a falta de tempo é o mais habitual), mas que desejam ter a informação do grupo. A relação entre os dois grupos é fluída passando de um a outro com facilidade quando a situação pessoal de cada mulher o permite.

Um ano é pouco tempo e não é nossa intenção fazer balanço de nada. Para celebrar este primeiro aniversário algumas das mulheres do grupo explicamos por que estamos nele.

>> Nosso correio:

redescordialidad08@gmail.com

>> Nossa página:

redescordialidad08.blogspot.com

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

brisa suave:
voejam borboletas
por todo jardim

Nete Brito