[Reino Unido] Fique em casa, caralho!

Estou em casa há 12 dias. Eu moro com alguém vulnerável e estamos nos isolando da melhor forma possível desde que percebi que ir ao trabalho não valia mais o risco.

Hoje fomos dar uma volta, nunca saindo do carro, apenas dirigindo com as janelas fechadas olhando para o mundo do qual tivemos que desistir por um tempo. Estava cheio de gente. Eles estavam por toda parte andando pelas ruas, passeando no parque e geralmente agindo como se não houvesse uma pandemia. Embora eu tenha visto fotos on-line de mercados movimentados, ruas e parques cheios de piqueniques, eu ainda estava chocada. E depois chateada. E depois furiosa.

Percebo que algumas dessas pessoas eram como eu e meu parceiro, e precisavam só sair de casa para manter a sanidade. Acho que é importante ver o sol, respirar ar fresco e estar do lado de fora para me sentir firme, pela minha saúde mental. Eu sei que os outros se sentirão de forma parecida e espero que eles estejam aproveitando o tempo ao ar livre com responsabilidade, como estávamos tentando fazer. Estou zangada com as pessoas que agem como se nada estivesse acontecendo, grupos de pessoas perambulando em parques e mercados, passando um tempo em locais fechados para poder comprar e consumir e se sentir especial e normal.

Que porra está acontecendo? Você não é especial e isso não é normal! Se você ainda está saindo como se tudo estivesse bem, isso foi direcionado a você, e não vou me desculpar pela minha raiva, porque é completamente justificada.

Fique em casa, seu idiota! Não sei qual das razões egoístas você está usando para justificar suas saídas, então vou fazer alguns comentários para tentar convencê-lo. Talvez um deles rompa seu narcisismo.

“Não vou morrer porque sou jovem e saudável”

Antes de tudo, que pena… Que pena que não é você quem sofrerá as consequências da sua ignorância. Deixe-me explicar para você: você provavelmente vai ajudar a matar alguém. O objetivo de todos nós ficarmos em casa é impedir a propagação desse vírus. Não é porque todo mundo vai morrer por causa dele, é porque todo mundo é suscetível de pegá-lo e transmiti-lo. Quando você decide que é a exceção à regra e vai encontrar seus amigos, corre o risco de pegar ou transmitir um vírus que parece cada vez mais mortal. Talvez todos os seus amigos sejam jovens e saudáveis também? E os seus parceiros, mães, pais, avós e avôs? Os trabalhadores de lojas que eles encontrarão? O motorista do ônibus que eles pegarão? E a família deles? Isso não é só sobre você.

Não vale a pena ser excessivamente confiante. À medida que esse vírus se espalha, estamos vendo mais e mais jovens hospitalizados e morrendo. Ainda é uma pequena porcentagem, mas por que não poderia ser você? Vai ser alguém e você é o único imprudente e aumenta drasticamente suas chances de pegar o vírus, afinal. Talvez você seja um dos jovens deitados em uma cama de hospital, com os pulmões cheios de sangue enquanto trabalhadores estressados e angustiados do NHS lutam para salvá-lo porque você era um idiota que pensava que era especial. Por que você pode ser a exceção à regra “Fique em casa”, mas está seguro de ser a exceção à regra “Jovens não morrem”? Tenha cuidado com o pensamento arrogante. Tente usar sua imaginação.

A propósito, existe um enorme espaço entre morrer de COVID-19 e sobreviver ileso. Só porque você não vai morrer não significa que você não passará por um período terrível ou sofrerá consequências a longo prazo.

Existem pessoas vulneráveis por aí.

Idosos, doentes, deficientes, pobres, sem-teto… Essas pessoas não têm necessariamente a opção de se divertir e ter encontros e conversar com seus amigos igualmente estúpidos. Algumas dessas pessoas já estão isoladas e estão tendo que se isolar ainda mais porque você não se comportará.

Algumas dessas pessoas não têm escolha a não ser se expor ao vírus: nem todos podem trabalhar em casa e não é o chefe de todos que está considerando a saúde de seus empregados. Se alguém tiver que ir trabalhar, dê a ela espaço para fazê-lo da maneira mais segura possível. Não fique no ônibus, não esteja em seu caminho para o trabalho, não esteja no local de trabalho dessas pessoas.

Existem 25 milhões de pessoas no Reino Unido consideradas vulneráveis o suficiente para receber uma vacina contra a gripe grátis. Essas são as pessoas de quem devemos cuidar. Isso representa 37,7% da população do Reino Unido. 11% da nossa população tem doenças cardíacas. 6% das pessoas têm diabetes. Todas essas condições são agravadas pela pobreza. Por que vejo tantas pessoas que se veem como a esquerda política ou anarquistas sem um princípio tão básico como a solidariedade?

Falando em solidariedade, faça isso pelo NHS

Os hospitais já estão se enchendo. Um hospital no Reino Unido já declarou uma emergência crítica e muitos relatórios dizem que estão tendo problemas. Dentro desses hospitais, há enfermeiros mal pagos, cuidando da melhor maneira possível de pessoas que estão morrendo, médicos lutando e fazendo o equipamento limitado que têm funcionar para o maior número possível de pessoas, carregadores e administradores ainda trabalham todos os dias, mesmo correndo o risco de adoecer.

Atualmente, os hospitais estão tratando pessoas em estágios avançados dessa doença que contraíram o vírus há duas semanas. Isso significa que cerca de 20% das pessoas que a contraíram no período entre aquele momento e quando nosso lamentável e insensível governo decidiu fazer alguma coisa vão precisar de ajuda na próxima semana. Quando alguém que eu vi por aqui hoje precisar de ajuda, os hospitais estarão estourando.

Na Itália e na França, os médicos precisam escolher quem tratar com base na expectativa de vida. Os idosos e aqueles com menos chance de sobreviver estão sendo deixados para morrer em carrinhos nos corredores ou sendo mandados para morrer em casa. Os profissionais de saúde estão morrendo dessa doença em todo o mundo. Aqueles que sobreviverem serão profundamente afetados por isso. Não há absolutamente nada que sugira que algo será melhor por aqui. Possivelmente, será pior. A Itália possui um dos melhores sistemas de saúde da Europa, enquanto dispomos de um serviço nacional de saúde que esteve sob um ataque sistemático e ideológico até estar se desmantelando. Temos menos leitos hospitalares por pessoa do que Itália, França, Espanha, China ou EUA.

Se você duvida de mim, dê uma olhada e ouça alguns dos relatos de profissionais de saúde britânicos¹, americanos² e italianos³.

Foda-se o que Foucault disse

Estou farto de ouvir anarquistas e esquerdistas desculpando seu comportamento com teoria política. Eu sei que a ala direita usará isso para consolidar o poder. Sei que estávamos em uma ladeira perigosa e escorregadia para o autoritarismo antes mesmo que isso acontecesse e que isso será usado para promover o autoritarismo. Eu sei dessas coisas… Agora eu quero saber por que você ser egoísta vai ajudar a combater tudo isso?

Eu costumava pensar que, vivendo minha vida de uma maneira rebelde, estava lutando contra os poderes existentes, mas estava apenas tornando as coisas mais fáceis e divertidas para mim. O estado não desmoronou porque eu comi em lixeiras e morei em fábricas antigas e trabalhei em uma cooperativa, da mesma maneira que os autoritários não desistem porque você se recusa a parar de ir ao parque.

É claro que precisamos ser cuidadosos e vigilantes, e é claro que precisamos desconfiar da merda do Boris Johnson e sua gangue de playboys psicopatas aleijados emocionalmente famintos por dinheiro. Mas eles nos dizendo para ficar em casa não é o problema aqui. Você deveria estar reclamando que eles não nos falaram o risco real mais cedo; que não há subsídio de doença neste país; que ele “sugeriu” fechar lugares, deixando os chefes decidirem o destino de seus trabalhadores; que ele tentou jogar milhões de pessoas para os lobos para salvar a economia.

Se você quiser se rebelar contra o Estado, não se recuse a se isolar, se recuse a parar de se preocupar com os vulneráveis. Recuse-se a deixar seu banco de alimentos local vazio. Recuse-se a ajudar a tornar essa situação ainda pior, fazendo com que alguém acabe em uma cama de hospital. A solidariedade está surgindo em toda parte. Junte-se a quem está em casa e espero que possamos sair dessa mais fortes, mais conectados e em uma condição melhor para lutar.

Por favor. Fique em casa, caralho!

Laura Dinosaur

[1] https://www.youtube.com/watch?v=KpfStJ9qa70&feature=emb_title

[2] Um trabalhador da área médica descreve a falência pulmonar aterrorizante da covid19, mesmo em seus pacientes jovens: https://www.propublica.org/article/a-medical-worker-describes–terrifying-lung-failure-from-covid19-even-in-his-young-patients

[3] Cidade italiana transforma capela em câmara mortuária, enquanto luta para lidar com mortes: https://news.sky.com/story/coronavirus-italian-town-turns-chapel-into-mortuary-chamber-as-it-struggles-to-cope-with-deaths-11956870

Fonte: https://freedomnews.org.uk/stay-at-fucking-home/

Tradução > abobrinha

agência de notícias anarquistas-ana

na cerca de arame
as flores brancas se enrolam
e ganham espinhos

Antônio Gonçalves Hudson