[Grécia] Informações sobre a campanha de solidariedade de emergência para refugiados

Por Coletivo Libertário de Kallithea | 26/03/2020

No geral, a situação que todos experimentamos durante esse período definitivamente sinalizou a vivência de situações sem precedentes. Dentro dessa condição de rápida expansão e mudança, como um coletivo, a primeira coisa com a qual escolhemos lidar foi ao mesmo tempo as razões mais importantes para fazê-lo primeiro. O campo de concentração de Corinto tinha e tem 900 almas empilhadas, refugiados que deixaram sua casa porque não tinham escolha.

Após a crise de saúde sem precedentes, as partes isoladas da sociedade são as que sofrerão os piores efeitos do vírus. Sem status de saúde pré-existente e com o único médico do campo saindo como um grupo vulnerável, a necessidade imediata de solidariedade era imperativa. A convocação para uma campanha de solidariedade de emergência foi divulgada na segunda-feira à noite (16/03) e tinha um prazo de até quarta-feira (18/03) para coletar suprimentos no restaurante autogerido de Buena Vista. Em menos de 48 horas, houve pelo menos um esforço sem precedentes para nós, que no pânico dos primeiros dias em que o início da crise começou, não sabíamos bem se isso teria uma reação.

Enquanto as imagens representando os canais de TV em pânico e o canibalismo social diminuíram, a luz da solidariedade prática limpou o céu negro do individualismo e do isolamento social. Dezenas de pessoas chegaram ao espaço e deixaram centenas de cestas sanitárias nas caixas que colocamos fora do hangar como medida de proteção para todos nós. Havia um fluxo de mensagens de solidariedade na Grécia e no exterior em nosso site e e-mail que os deixavam dispostos a depositar dinheiro que informamos publicamente que comprariam produtos da Vio.Me [fábrica recuperada e autogestionada]. Em uma situação em que a escassez de produtos nos supermercados era alta, a assistência essencial da Cooperativa Vio.Me foi crucial.

Na quarta-feira à noite, montamos 14 caixas após o processo de desinfecção da maneira mais equilibrada em que foram montadas e compradas. Na manhã de quinta-feira, um comboio de carros chegou do lado de fora do campo de Corinto e todos os bens reunidos foram entregues. A extraordinária coleta realizada por nós, bem como as reuniões fechadas de outras iniciativas, que também trouxeram grandes quantidades de centenas de itens de higiene para diferentes reuniões, apontaram para a onda de solidariedade que foi contra a corrente que toda a situação ditava. A solidariedade usou de nossos bens, para que nossos companheiros humanos tenham acesso a eles. A ansiedade de todas as iniciativas em manter o campus aberto antes de um fechamento repentino deixou a tradição e houve uma garantia de que pelo menos fomos capazes de fazer algo por essas pessoas por conta própria, pelo menos oferecendo bens que os mantenha pelo que calculamos por quase 2 meses.

Defendemos a solidariedade como uma arma na devastação do vírus. A contribuição do povo solidário ao nosso esforço contribuiu significativamente para tornar esse pequeno gesto, mas importante movimento realidade, apontando para os mais isolados, mais vulneráveis e mais atingidos pelas ondas selvagens da vida, que eles não estão sozinhos. Pedimos desculpas pelo atraso na publicação deste comunicado, porque o próximo passo imediato que tomamos até hoje como coletivo é ajudar o nosso próximo, agora que sua vida está em perigo e não tem ninguém para ajudá-lo. Nestes tempos sombrios, a solidariedade com os meios disponíveis nunca foi tão necessária. Quanto aos criminosos organizados que ameaçaram a sociedade até hoje e mesmo agora estão arriscando suas vidas, então diremos:

Toda sociedade será julgada com base na forma como trata os seus membros mais fracos“.

Fonte: https://athens.indymedia.org/post/1603983/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Sobe a piracema…
A continuidade da vida
na contramão.

Teruko Oda