[Uruguai] Vídeo | Escracho a farmácia de Montevidéu por vender álcool em gel acima do preço

Hoje, muitos setores se organizam e se preparam após uma nova crise criada pelo mundo capitalista. Surgem várias estruturas solidárias que enchem de ondas populares vários bairros mostrando a força da solidariedade, mas também aparecem os aproveitadores e os grupos empresariais bem organizados.

Empresas e negociantes aproveitam os maus tempos para fazerem-se de solidários, para lucrar com isso ou simplesmente para salvar o negócio. Escutamos nestes dias, publicidades de financeiras, bebidas ou qualquer item aproveitando o “tema”.

Buscar uma saída antiautoritária, oposta ao sistema que criou o problema tem, pelo menos, dois aspectos a ter em conta. O primeiro é o da reflexão. Necessitamos pensar e gerar pensamento sobre a inconveniência absoluta de “regressar” à normalidade que produziu o desastre. Não podemos “normalizar” ou “naturalizar” a situação prévia à catástrofe, nublados por falsas nostalgias. Não devemos regressar a um mundo sob uma lógica de consumo destrutivo e de excesso energético.

O segundo ponto é o da necessária iniciativa. Nestes tempos nossa capacidade de impulso prático fará a diferença. Devemos apoiar e transformar nossas estruturas defensivas fazendo-as sair de seus canais. Em nossas mãos está fazer com que nossas práticas solidárias e de apoio mútuo excedam seu papel para que sirvam para vislumbrar um futuro melhor.

Muitas vezes vimos que após as catástrofes o sistema de exploração se torna mais forte e inclusive a solidariedade é utilizada para justificar a continuidade do monstro. Isso deve acabar. Mostremos que não só a solidariedade e o apoio mútuo surgem de baixo, mas também a dignidade e o orgulho, requisitos imprescindíveis para sermos diretores de nossas vidas…

Neste vídeo, o grupo Nosotrxs escracha uma Farmácia do Centro que estava vendendo o álcool em gel de 250 ml pelo mesmo que sai o de 1 litro. Nem um passo atrás.

>> Veja o vídeo (01:13) aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=HZgjJG9RRaY&t=7s

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Trovoadas no céu
Vem a chuva passageira
Rega a plantação.

Maíra Machado Carlos – 9 anos