[Espanha] Existem cárceres onde os presos não cometeram nenhum delito

“Cadena Perpetua” é a exposição fotográfica de Ofelia Alcántara Martín sobre animais que vivem nos zoológicos e o quanto é prejudicial para cada indivíduo o cativeiro. A mostra busca visibilizar e mudar a realidade dos animais em cativeiro.

Por Ofelia Alcántara Martín | 18/02/2020

Muito antes de começar a fotografar os protagonistas desta obra, comecei a pensar neles. Em como se sentiriam fechados nos zoológicos, em como suas vidas se tornaram em branco e preto quando foram capturados e encerrados, e em como eu poderia ajudar a mudar sua realidade. Pensei que dar-lhes visibilidade seria um bom começo. E pensei, também, que os animais em cativeiro estão submetidos a uma prisão perpétua.

Este é um projeto artístico sobre os animais que vivem nos zoológicos, sobre o prejudicial que é para cada indivíduo o cativeiro e sobre as diferenças às quais se veem submetidos os animais encarcerados com relação a sua vida em liberdade. Durante os dois anos de trabalho observei através de minha lente que se um animal não pode exercitar seu corpo nem estimular sua mente, o indivíduo desenvolve comportamentos estereotipados ou repetitivos. A documentação reunida neste tempo, apoiada por diversos estudos, afiança que a confinação produz também alterações em seu comportamento e inclusive enfermidades físicas.

Enquanto passava longas horas olhando através da objetiva, e lamentando-me de minha presença ali, observava a tristeza nos olhos dos animais encarcerados. Mas, além de algumas espécies de grande inteligência e similaridade com os humanos, como os símios, eram conscientes de sua realidade. Uma realidade que os mantêm encerrados toda a vida.

Recordo o olhar cravado e os suspiros de desespero de um gorila no Zoológico de Madrid. Um  costas prateada que observava, que conhecia sua situação, que tentava esconder-se para não ser visto e, após não consegui-lo, me olhou fixamente, de cima a baixo, e seu olhar me perguntou: que delito cometi para ser um prisioneiro?

A medida que nascem mais gerações de animais em cativeiro, o comportamento deles se separa mais e mais do comportamento natural dos indivíduos selvagens. Se visitamos um zoológico, devemos pensar em que o animal cativo é um ser vivo privado de sua vida natural, exposto a entretenimentos, utilizado para proveito econômico.

Os animais sentem dor física e emocional, e ainda que isto seja óbvio para muitos de nós, o certo é que os humanos atuam em muitas ocasiões como se isso não importasse. Devemos considerar  nossos princípios éticos e não proclamar a superioridade e o ego desde o outro lado da vitrine, se isso supõe sofrimento para os animais não humanos. A informação e a educação para as novas gerações é o início do caminho para o respeito animal.

“Cadena Perpetua” pretende dar a informação necessária para abrir a mente e o coração de cada espectador, deixando de lado o ego humano e abrindo caminho para a empatia para com os outros seres sencientes.

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/07/04/franca-lancamento-zoologicos-o-pesadelo-da-vida-em-cativeiro-de-derrick-jensen/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/09/27/eua-lancamento-zoocidio-vendo-crueldade-exigindo-abolicao/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/04/13/jornada-internacional-de-luta-contra-os-zoologicos-de-28-a-30-de-abril/

agência de notícias anarquistas-ana

ao seu voo rápido
borboletinha amarela
o mais é cenário!

Gustavo Terra