
Domingo, 29 de março de 2020
Declaração da Muktivadi Ekta Morcha (Frente de Solidariedade Libertária, organização anarcossindicalista) em tempos de coronavírus.
O coronavírus e o efeito da implementação do isolamento sem o planejamento adequado está se provando fatal para a classe trabalhadora. Só em Nova Déli, cem mil trabalhadores estão em casa parados e sem rendimento, devido às medidas de isolamento. Não apenas isto, mas devido ao fechamento dos transportes públicos, como os ônibus e carros inter-estado, muita gente trabalhadora tem de voltar para as suas vilas a pé, caminhando centenas de quilômetros! Esta crise é igualmente séria em Madhya Pradesh (grande estado no centro da Índia).
Trabalhadores da saúde seguem na linha de frente desta crise. Devido à negligência do aparato governamental, estes nem sequer têm equipamentos, ou proteção adequada. Por outro lado, trabalhadores de entrega de todo o tipo de bens essenciais enfrentam riscos constantes.
A Muktivadi Ekta Morcha (MEM) em conjunto com trabalhadores exigem ao governo central e de Madhya Pradesh proteção especial e cuidados para estes corajosos trabalhadores em risco.
As exigências:
1. Governo e empresas devem assegurar que trabalhadores do setor informal, quer a empresa lhes dê estatuto de “trabalhadores” ou não, recebam a compensação mensal de Rs 7000 (aproximadamente 90 dólares).
2. Equipamento de segurança e de qualidade – máscaras, luvas, etc. – devem ser fornecidos a todas as pessoas que fazem entregas, limpezas e trabalhadores dos serviços essenciais.
3. Durante esta epidemia – e mesmo posteriormente – trabalhadores como de limpezas e de entregas devem ter estatuto regular de trabalho e aumentar os seus salários, taxas de entrega e aumentos para que não tenham de trabalhar 12 horas para se sustentar.
4. O salário mínimo mensal deve também ser dado a trabalhadores intermitentes e desempregados.
5. Comida, combustível, medicamentos e cuidados gratuitos devem ser fornecidos imediatamente a todas as famílias trabalhadoras e seus dependentes.
Muktivadi Ekta Morcha-MEM
FB: Muktivadi Ekta Morcha
Tradução > Ophelia
agência de notícias anarquistas-ana
Laços sonoros
asas e afagos – cacos –
tragos de luz.
Sandra Maria de Sousa Pereira
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!