Declaração e exigências sobre o impacto do Covid-19 na Índia

Domingo, 29 de março de 2020

Declaração da Muktivadi Ekta Morcha (Frente de Solidariedade Libertária, organização anarcossindicalista) em tempos de coronavírus.

O coronavírus e o efeito da implementação do isolamento sem o planejamento adequado está se provando fatal para a classe trabalhadora. Só em Nova Déli, cem mil trabalhadores estão em casa parados e sem rendimento, devido às medidas de isolamento. Não apenas isto, mas devido ao fechamento dos transportes públicos, como os ônibus e carros inter-estado, muita gente trabalhadora tem de voltar para as suas vilas a pé, caminhando centenas de quilômetros! Esta crise é igualmente séria em Madhya Pradesh (grande estado no centro da Índia).

Trabalhadores da saúde seguem na linha de frente desta crise. Devido à negligência do aparato governamental, estes nem sequer têm equipamentos, ou proteção adequada. Por outro lado, trabalhadores de entrega de todo o tipo de bens essenciais enfrentam riscos constantes.

A Muktivadi Ekta Morcha (MEM) em conjunto com trabalhadores exigem ao governo central e de Madhya Pradesh proteção especial e cuidados para estes corajosos trabalhadores em risco.

As exigências:

1. Governo e empresas devem assegurar que trabalhadores do setor informal, quer a empresa lhes dê estatuto de “trabalhadores” ou não, recebam a compensação mensal de Rs 7000 (aproximadamente 90 dólares).

2. Equipamento de segurança e de qualidade – máscaras, luvas, etc. – devem ser fornecidos a todas as pessoas que fazem entregas, limpezas e trabalhadores dos serviços essenciais.

3. Durante esta epidemia – e mesmo posteriormente – trabalhadores como de limpezas e de entregas devem ter estatuto regular de trabalho e aumentar os seus salários, taxas de entrega e aumentos para que não tenham de trabalhar 12 horas para se sustentar.

4. O salário mínimo mensal deve também ser dado a trabalhadores intermitentes e desempregados.

5. Comida, combustível, medicamentos e cuidados gratuitos devem ser fornecidos imediatamente a todas as famílias trabalhadoras e seus dependentes.

Muktivadi Ekta Morcha-MEM

FB: Muktivadi Ekta Morcha

Tradução > Ophelia

agência de notícias anarquistas-ana

Laços sonoros
asas e afagos – cacos –
tragos de luz.

Sandra Maria de Sousa Pereira