[Grécia] Declaração da Cozinha Sem Fronteira de Lesbos em tempos de coronavírus

Quem são as pessoas do outro lado da cerca?

…E quem são os nossos líderes para lhes tirar a vida? Quem são eles para tomar decisões em nome da “maioria” e tão brutalmente arrancar as esperanças e os sonhos das pessoas?

Seres humanos despojados de tudo. Ideias dos políticos despojadas de qualquer linguagem que lhes relembre do seu racismo estrutural. E eles continuam a falar. E a falar. E a falar.

O efeito da política da nossa democracia institucional é que somos vinculados ao nascimento. E outros não. As nossas democracias ocidentais são uma farsa, na medida que são baseadas na exclusão. Uma mentira forjada na opressão de milhões de pessoas. Milhões de pessoas que estão perdendo o emprego, a casa e membros da família neste momento. Não por causa da “incompetência” dos nossos líderes, mas porque os nossos líderes fazem estas escolhas voluntariamente. Fizeram-nas há muito tempo. Na verdade, eles encaram as suas escolhas com toda a naturalidade. Eles constroem as suas mansões com o sangue de milhares de pessoas. As mãos exaladas de milhões de presos nas fronteiras da Europa, dos EUA ou da Comunidade dos Estados Independentes. A água nos pulmões dos afogados. A fumaça no ar dos queimados. O cheiro de uma sepultura cheia de cadáveres podres. Tudo isto é o fundamento da sua autoridade, do seu poder.

O nosso mundo está morto. Escolhas feitas com base em necessidades simples, como segurança e alimentação, tornam-se escolhas individuais. Não conseguimos imaginar que as pessoas do outro lado da cerca querem o mesmo? Quão difícil é ver que os mais ricos entre nós vão continuar a lavar as suas mãos em sangue. Por enquanto, por causa do coronavírus, o mundo está focado em mudar a narrativa para longe das pessoas que são condenadas à morte com a desculpa de que podemos continuar a ir ao supermercado. Os governos estão usando esta oportunidade para manter as fronteiras fechadas. E isto não é suficiente. É uma desculpa para tornar os seres humanos presos nestes buracos ainda piores. Implementando novas políticas que tornam a condição das pessoas ainda mais precária. Tal como o que está acontecendo com as classes mais baixas do resto do mundo.

Isto é Geopolítica ao nível micro. Estas são as decisões dos nossos líderes eleitos. Este é o nosso sistema.

Quando o fogo for aceso em Moria, e as pessoas morrerem às dezenas. Lutando umas com as outras, morrendo de fome e sem acesso a cuidados médicos adequados. Não só o nosso mundo está morto, é assassinado. Mais e mais uma vez com cada morte desnecessária. Os fogos continuarão a arder, até destronarmos as pessoas que defendem a política racista que os causam.

Não é o teu sistema?

Então fica com raiva. Organiza-te.

Cozinha Sem Fronteira, 02 de abril de 2020.

FB: No Border Kitchen Lesvos

Tradução > Ananás

agência de notícias anarquistas-ana

chuva na rua
lágrimas nos olhos
orvalho da dor…

Carlos Seabra