[Espanha] Após perder o marido para a covid-19, brasileira se isola em Sevilha

A Espanha já contabiliza mais de 10 mil mortos pela covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Junto com a Itália, o país ibérico está no epicentro da pandemia com milhares de infectados no país e o sistema de saúde no limite. Uma das vítimas foi Rafael Estévez Guerrero, um militante anarquista natural do povoado de La Rinconada, em Sevilha, que morreu aos 37 anos no hospital.

Rafael deixou sua companheira de três anos, a paulistana Ligia Maria Travasso da Costa. Após a morte de Rafael, Ligia também tem um exame positivo para a covid-19 e encontra-se isolada em casa desde então. Sem poder visitar o marido no hospital, nem dar adeus, a brasileira contou ao TAB o caso de Rafael e sua jornada.

Éramos companheiros de vida, para o melhor e para o pior

A última vez que falei com o Rafael, meu companheiro, foi por mensagem. Internado em um hospital público em Sevilha, ele mandou apenas um aviso de que seu teste tinha dado positivo para a covid-19 e que eu precisava com urgência entrar em contato com o sistema de saúde espanhol para também me testar. Dias depois, ele se foi. Tinha 37 anos, possivelmente uma das vítimas mais jovens do vírus no país. Difícil também de saber, já que o governo espanhol parou de divulgar a idade de quem foi vitimado pelo novo coronavírus.

Desde o final de fevereiro, Rafael começou a demonstrar alguns sinais de cansaço e febre. Ele estava trabalhando em uma fábrica de frango na cidade, saía tarde do seu turno e atribuímos esses sintomas como decorrência do frio e de sua alergia — ele era alérgico a flores de laranjeira e a uma árvore chamada plátano-de-sombra. Em dezembro, ele lançou um livro sobre a militância anarquista libertária no povoado onde nasceu.

>> Para ler o texto na íntegra, clique aqui:

https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2020/04/04/sem-adeus-apos-perder-o-marido-para-a-covid-19-brasileira-esta-isolada.htm?cmpid=copiaecola&cmpid=copiaecola

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/03/29/espanha-rafa-a-vontade-de-fazer-deste-mundo-um-lugar-melhor/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/03/26/espanha-rafael-estevez-rafa-rinconada-o-perseverante-anarquista-investigador-historico-e-antifascista/

agência de notícias anarquistas-ana

um atrás do outro
cactus florescem
enquanto a lua não vem

Nenpuku Sato