[EUA] Porque precisamos de planos de sobrevivência, já.

Notícias de Atlanta, Geórgia, no crescimento de programas de sobrevivência e porque são tão necessários no momento presente de propagação do coronavírus.

O COVID-19 é uma ameaça natural, mas a crise que enfrentamos é econômica e política. Mesmo que consigamos evitar contrair o vírus, não podemos “auto-isolar-nos” das nossas contas. A distância social não coloca comida na mesa, ou mantêm um teto sobre as nossas cabeças.

Começamos os Programas de Sobrevivência de Atlanta (Atlanta Survival Programs) rapidamente, quando o COVID-19 começou a ganhar terreno. Foi claro que o governo não responderia, estando demasiado preocupado com a proteção dos lucros das empresas para levar a ameaça a sério. Ficou claro que iria haver um enorme aumento na insegurança relativa à comida, com os supermercados cheios de comida e a maioria das carteiras das pessoas, vazias. Sabendo que dos ricos e poderosos não viria nenhuma ajuda, respondemos desde as pessoas e recursos que nos são próximos e organizando-nos.

Duas semanas mais tarde, mais de 10.000 kg de mantimentos grátis foi entregue na casa de quem precisava. Centenas de pessoas responderam ao pedido de ajuda, formando em larga escala uma operação muito efetiva, quase do dia para a noite. E cresce a cada dia.

Isto é uma conquista importante, mas não chega.

O fato é que o capitalismo deixou as nossas comunidades desfalcadas, frágeis, à beira de um colapso, já desde há algum tempo. Toda a gente está desesperada. Trump fala em fazer o país voltar ao normal, mas não há normal a que se possa voltar. Sem trabalho, sem cuidados à infância, sem seguros de saúde, com o crescimento do endividamento e o aumento dos alugueis: este é o status quo a que muitas pessoas mal têm conseguido sobreviver, durante anos – e isso sem uma recessão alimentada por uma pandemia. Se voltarmos ao normal, esse normal vai destruir-nos. Precisamos criar um novo mundo ao qual voltar. Em vez de irmos trabalhar, muitos de nós passaram as últimas duas semanas tentando descobrir formas de fazer chegar comida a quem dela precisa. Algumas pessoas começaram a organizar-se com a vizinhança para fazer greve ao aluguel, ou para abrir casas vazias para criar um lugar seguro para as pessoas sem-abrigo. Pessoas formadas em engenharia e não empregadas, colaboram por vídeo conferências, trabalhando dia e noite para a criação de ferramentas DIY (faça você mesmo) de cuidados médicos. Agricultores preparam a terra para produzir comida grátis nesta primavera.

A lição é clara: quando a economia pára, nós continuamos – e somos bem mais capazes de cuidar-nos sem ela.

Os Programas de Sobrevivência de Atlanta são uma resposta à crise, mas não são uma medida de curto prazo, porque a crise não acaba enquanto sobreviver não for possível para todas as pessoas.

Fonte: https://itsgoingdown.org/why-we-need-survival-programs-right-now/

Tradução > Ophelia

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/04/06/nao-pague-por-uma-crise-que-nao-e-sua/#comment-18235

agência de notícias anarquistas-ana

No rabo do cavalo
Também há natureza búdica?
Vento de outono.

Shiki