[Argentina-Chile] Um documentário sobre o povo Mapuche será lançado online

O coletivo “Matanza Vive” lançará neste fim de semana, de graça e através do Facebook Live, o documentário “Mapuche. La tierra se levanta” (“Mapuche”. A Terra se levanta”), feito ao longo de vários meses com as comunidades Mapuche de ambos os lados dos Andes. O filme, que é autoproduzido e independente, será exibido no domingo às 20h no perfil do coletivo de comunicação popular e territorial Matanza Viva no Facebook, cujos membros também participam da revista Sudestada.

“O filme surgiu como resultado de levarmos nossa solidariedade às comunidades mapuches após o desaparecimento de Santiago Maldonado, a ascensão da figura de Facundo Jones Huala e o assassinato de Rafael Nahuel”, disse Segundo Corvalán, membro do Matanza Viva e Sudestada.

“Em princípio, não seguimos com a ideia de fazer um documentário; viajamos para conhecer a situação que algumas comunidades estavam passando e assim começamos a aprofundar a disputa por territórios que vinham ocorrendo no sul”, acrescentou.

Por sua vez, Corvalán disse que quando o projeto começou, foram gravadas notas “não com o sentido de gerar um filme”: “Como conversamos com pessoas de diferentes comunidades em luta, como as de Cushamen, onde Santiago Maldonado desapareceu em 2017 ou Temucuicui, no Chile, onde Camilo Catrillanca foi morto em 2018, foram eles que nos incentivaram a fazer esse audiovisual”.

“O filme foi gerado a partir da abordagem desse lado mais político e como uma contribuição para a luta que a nação mapuche vem dando em ambos os lados da serra nos últimos anos, porque a luta dos povos nativos infelizmente é sempre desprezada politicamente”, disse ele.

Corvalán também disse que “o rico em compartilhar a luta com as comunidades não é idealizá-las e, ao mesmo tempo, entender que elas não são processos lineares, mas sim complexos”. “Tomamos o ponto de vista das comunidades que nos parecem piedosas, mas não é o ponto de vista de todo o povo mapuche, que é muito mais heterogêneo.

A estréia do audiovisual será inicialmente no domingo no Facebook do Matanza Viva e alguns dias depois será exibido no mural da Sudestada na rede social. (Télam)

Fonte: https://www.grupolaprovincia.com/espectaculos/estrenaran-online-un-documental-sobre-el-pueblo-mapuche-474324

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Meninos alegres
Brincam sobre po a d’agua
Chuva no sertão.

Thais Maria Crovador – 12 anos