[Espanha] Solidariedade com o sofrimento coletivo

Estamos vivendo tempos muito duros, muito difíceis de levar. Quem mais, quem menos perdeu algum ser querido nestes dias.

Sabemos que dentro de nossa afiliação há dor, pena e muita tristeza pelo sofrimento que estão padecendo familiares e amizades que estão enfermas, e, inclusive, por seu falecimento. Nestas últimas semanas recebemos notícias da morte de gente próxima. Mas é que só com as cifras que recebemos através dos meios de comunicação a dor é imensa.

As notícias que nos chegam são terríveis e nos destroça pensar naqueles companheiros e companheiras que permaneceram horas e dias em uma cadeira ou poltrona do hospital sem ter uma cama onde poder morrer em paz. Nos entristece enormemente que as famílias não possam acompanhar as pessoas enfermas e que lhes chegue o final sem seus seres queridos a seu lado. É doloroso que os funerais sejam um ato tão frio nos quais nem sequer se possa oferecer a companhia de amigos e famílias com as quais compartilhar um abraço que reconforte e dê forças para estas situações tão dolorosas.

No âmbito da Memória se produziram grandes perdas. Muitas as conhecemos mas de outras, certamente, não nos chegará a informação. Se foram pessoas de grande valor que nos deixam um legado de luta pela justiça, pela recuperação da história do movimento libertário, um exemplo de vida militante e de compromisso no trabalho associativo.

Hoje mais que nunca, desde a CGT, se quer lançar uma homenagem a quem lutou tanto por mudar esta sociedade e partiram sem chegar a ver a transformação com a qual sonhavam. Com uma sociedade mais justa, igualitária, ecológica e feminista. Sabemos de nomes próprios de quem partiu para a viagem final e passaram com Caronte o rio, e esperamos que possam ver desde as estrelas a revolução social. Como não podemos chegar a conhecer os nomes de todas as pessoas falecidas nestes dias queremos que nossa homenagem seja global a todas elas, que não poderão estar no dia 1º de maio para celebrar a luta da classe obreira, ainda que este ano se prevê que seja uma celebração digital.

Por todas vós nossa luta seguirá adiante sem desfalecer, sem um passo atrás, defendendo os direitos da classe trabalhadora e esperando que mais cedo que tarde chegue esse mundo novo que levamos em nossos corações.

Um abraço muito forte a toda a afiliação

Comissão de Memória Libertária da CGT

cgt.org.es

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Tempestade repentina.
O cheiro de terra molhada
invadindo as narinas.

José Carlos de Souza