Danuta Danielsson, a sueca que deu uma bolsada na careca de um neonazista

35 anos atrás, em 13 de abril de 1985, Danuta Danielsson deu umas bolsadas em um neonazista, em nome de sua mãe internada em Auschwitz

A imagem de Danuta Danielsson que pega a bolsadas um nazista vira e mexe viraliza nas redes sociais, mas poucos conhecem a história que há por trás.

Tudo se inicia na tranquila cidadezinha sueca de Växjö em 13 de abril de 1985. Danuta é uma mulher de origem polaca de trinta e oito anos e está no meio de uma pequena multidão que assiste à passagem de um modesto cortejo de neonazistas, pertencentes ao Partido do Reich Nórdico. Danuta é uma mulher frágil, no passado sofreu de ansiedade e depressão, mas quando casou-se e se mudou para a Suécia parecia estar melhor.

Danuta, porém, é antes de tudo a filha de uma ex-internada em Auschwitz. Sua mãe, uma das pouquíssimas sobreviventes do maior campo de extermínio nazista, havia-lhe contado sobre os horrores, as violências, os massacres, as câmaras de gás e os fornos. Talvez, tenha sido também pelo antissemitismo rasgante que ela havia deixado a Polônia, talvez estivesse convencida de que na Suécia não teria assistido nunca a uma coisa dessas.

E assim, quando viu aquelas cabeças raspadas desfilarem bradando slogans nazistas, saiu do meio dos observadores e pegou a bolsadas Seppo Seluska. Evidentemente, seu gesto é um exemplo porque da multidão eram lançados ovos e insultos. Em pouco tempo, o pequeno grupelho de neonazistas teve de bater em retirada.

Hans Runesson, um fotógrafo que se encontrava na rua, tira a foto que circulará mundo afora, ganhando vários prêmios nacionais e internacionais e colocando em ribalta, nas crônicas de meio mundo, a história de Danuta.

Tanto clamor é demais para uma mulher frágil como ela, que não quer falar de si e de sua mãe, que foi para a Suécia para ficar tranquila.

Mas as pressões jornalísticas são fortíssimas. Ela não as segura e depois de um longo período de tratamento, suicida-se jogando-se de uma torre, em 1988.

Já o dissemos, Danuta é uma mulher frágil, e mesmo assim, quando deu aquela bolsada em Seppo Seluska nos viu no futuro. De fato pouco tempo depois daquela manifestação o neonazista torturará e assassinará um hebreu homossexual.

Recentemente, muita gente tem proposto criar uma estátua em homenagem a Danuta e, circulando por Växjö, em muitos momentos foram penduradas bolsas em lembrança dessa pequena, grande, frágil mulher.

Canibais e Re – Crônicas Rebeldes

Tradução > Carlo Romani

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/05/05/suecia-nenhum-nazista-vai-marchar-aqui/

agência de notícias anarquistas-ana

Lua cheia!
Por mais que caminhe,
O céu é de outro lugar.

Chiyo-jo