[Rojava] “Uma sociedade que não é capaz de defender sua saúde e cuidar dela nunca poderá ser livre”

Em tempos de uma crise mundial devido à pandemia do coronavírus, o projeto da clínica de Jinwar não só aborda a necessidade de centros médicos para salvaguardar a saúde das pessoas, mas que trás à luz necessidades muito mais profundas.

Por Sara Ainhoa de Ceano-Vivas Núñez | 29/03/2020

Jinwar, conhecido como o povoado das mulheres em Rojava, é um projeto organizado pelo movimento de mulheres no norte e leste da Síria. Começou a erigir-se desde as raízes com uma perspectiva ecologista e autossustentável, onde todas as suas construções são feitas de adobe, de maneira tradicional e protegendo o meio ambiente.

O lugar tem grandes extensões de hortas e árvores frutíferas, um forno de pão e uma tenda de alimentação, além de um colégio primário onde participam as meninas e os meninos de Jinwar, mas também dos povoados vizinhos. Não é o único espaço de docência: uma academia transmite formação, como inglês ou informática às mulheres.

Jinwar está habitado por mulheres, algumas viúvas e sem recursos, ou mães de famílias numerosas e deslocadas da guerra ou que sofreram violência machista, e meninos e meninas em situações vulneráveis. Sua organização o faz configurar-se como o projeto pioneiro mais importante para o movimento de mulheres em Rojava: um protótipo de comunidade que deseja aspirar a uma convivência livre entre elas e com o entorno que habitam.

DEFENDER A SAÚDE DA COMUNIDADE

Em 4 de março passado abriu-se no povoado um novo centro médico focado no cuidado da saúde de mulheres, meninos e meninas. O centro oferece atenção médica mesclando a medicina convencional, as plantas medicinais e a terapia baseada em exercícios físicos e massagens. Desejam ser um centro de referência, onde não só se ofereça uma atenção primária, dizem, mas também um centro de investigação para promover a medicina natural e alternativa.

Em tempos de uma crise mundial devido à pandemia do coronavírus, o projeto da clínica de Jinwar não só aborda a necessidade de centros médicos para salvaguardar a saúde das pessoas, mas que traz à luz uma verdade e necessidade muito mais profunda e importante. “Uma sociedade que não é capaz de defender sua saúde e cuidar dela nunca poderá ser livre”, sustenta o líder curdo Abdullah Öcalan.

MK, doutora internacionalista, que se deslocou à Rojava para participar da revolução das mulheres, é agora uma das responsáveis da nova clínica de Jinwar. Com vários anos de estudo e trabalho na saúde ocidental, MK afirma que “a saúde é o espelho da sociedade em que vivemos, e, portanto das opressões que sofremos, sustenta. Atualmente nossa saúde está totalmente em mãos dos Estados, os quais nos fazem totalmente dependentes deles e nos deixa à mercê de seus interesses”. O novo centro médico em Jinwar é parte de um plano estratégico sobre a saúde, onde mudar a perspectiva da saúde e dotar a população de ferramentas para poder cuidar e defender a saúde da comunidade é o objetivo a longo prazo.

A clínica está dando seus primeiros passos e a difusão sobre o projeto é uma parte muito importante do mesmo. Por isso informam às mulheres da zona, casa por casa, sobre a iniciativa e as animam a utilizar o centro e a participar das formações que vão realizar, com o objetivo de aumentar o autoconhecimento sobre a saúde das mulheres e crianças.

Atualmente o centro conta com seis mulheres entre seu pessoal médico: uma doutora de medicina geral, duas enfermeiras e uma especialista em medicina natural e alternativa que conta com uma aprendiz e ajudante. Mas o objetivo a médio e curto prazo é, declaram, contar também com uma parteira e mais especialistas em terapias naturais, assim como adquirir um laboratório e uma ambulância para casos de emergência.

TRATAMENTOS

A investigação e recuperação de tratamentos com plantas medicinais é um dos pilares do novo centro, segundo explica o pessoal. Defendem que devido ao monopólio da medicina química e de sistemas de saúde dominados por homens, empresas e Estados, os tratamentos naturais ficaram praticamente esquecidos ou foram desprestigiados pela ciência moderna: “É indispensável resgatar os conhecimentos sobre medicina natural que estão sendo enterrados e recuperar o importante papel que as mulheres, durante milhares de anos, tivemos em torno a este tema, e que nos foi expropriado com a aparição da ciência (moderna)”, nos explica MK.

O fundamento é que os tratamentos com plantas medicinais locais potencializam a autonomia para o cuidado da saúde das pessoas e as tornam menos dependentes dos sistemas de saúde estatais ou das grandes corporações farmacêuticas. É por isso que o centro conta com um jardim de plantas medicinais, assim como investigações em plantas locais e sua utilidade para diferentes tratamentos.

O centro impulsiona o intercâmbio de remédios naturais tradicionais e trabalham em um arquivo de todo o conhecimento que usualmente foi praticado pelas mulheres idosas dos povoados. “Creio que a construção deste projeto tem uma importância chave em fazer da saúde uma ferramenta que libere a sociedade e ao mesmo tempo no caminho que nos una e fortaleça como mulheres”, sentencia MK.

Fonte: https://www.elsaltodiario.com/rojava/jinwar-coronavirus-medicina-natural-sociedad-no-capaz-defender-salud-nunca-podra-ser-libre?fbclid=IwAR3BTML6KwsWdTRByKQ1-9EyJ6s71MRcLO1SGPy5DRK4VY7zl3Rg25OdVOg

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/06/08/curdistao-video-jinwar-o-nascimento-da-primeira-aldeia-de-mulheres-livres-de-rojava/

agência de notícias anarquistas-ana

De flor em flor.
Cada abelha levando
recados de amor.

Cumbuka