[Espanha] CNT denuncia o Grupo 5 pela administração do abrigo temporário para desabrigados

CNT F. Comarcal Sur-Madrid

• O abrigo, que acolhe 150 desabrigados, não cumpre com as medidas de segurança para evitar o contágio

• O pessoal está trabalhando sem equipamentos de proteção adequados

• Falta de coordenação piora o clima interno e casos de estocagem ou revenda de drogas são detectados

O sindicato CNT Comarcal Sur de Madrid denuncia à Inspeção do Trabalho o Grupo 5 pela gestão negligente do abrigo temporário criado no centro desportivo municipal Marqués de Samaranch para acolher 150 sem-abrigo nesta crise da Covid-19.

O sindicato denunciou irregularidades e abusos trabalhistas desde o primeiro dia de trabalho da nova equipe. Nesse dia, a empresa entregou aos trabalhadores um documento listando os materiais que compõe o equipamento de proteção individual (a saber: luvas de nitrilo/vinil, óculos de proteção, máscara cirúrgica e bata). No entanto, o Grupo 5 mandou o pessoal assinar este documento sem lhes dar todo o material listado que deveriam receber no momento da assinatura. O único equipamento de proteção que os trabalhadores receberam foi uma máscara por pessoa e por turno, um conjunto de luvas e uma bata.

Quando um trabalhador pediu ao coordenador do turno noturno material preventivo adequado, e como não houve resposta, o trabalhador foi a outros escritórios da empresa, mas ainda não houve resposta.

Tanto as autoridades sanitárias nacionais e internacionais, como o Instituto Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, enfatizam que a colocação de uma máscara cirúrgica em um paciente com sintomas respiratórios é a primeira medida de proteção para o trabalhador. No entanto, no abrigo temporário Marqués de Samaranch, seu uso está contemplado apenas para pessoas que possam estar em contato dentro de 2 metros com casos sob investigação ou casos confirmados (positivos), e nenhum dos usuários usa máscara, apenas alguns profissionais.

Da mesma forma, a queixa do sindicato informa que entre o pessoal de saúde há dois estudantes de enfermagem não graduados. De acordo com as informações recebidas, há um voluntário com o título de Enfermeiro, porém a equipe não foi capaz de verificar a veracidade dessas informações.

Por outro lado, a distância de segurança entre usuários e funcionários também não é observada no centro, não sendo buscadas soluções para sua adaptação, nem se distinguem alergias ou crenças nos menus, que são comuns para profissionais e usuários.

A falta de coordenação no albergue, onde não há transferência real de informações entre turnos ou acompanhamento individualizado dos casos, também tem gerado conflitos internos que ainda não foram resolvidos. Além do consumo de drogas no centro ou furtos, alguns usuários retêm seus medicamentos e depois os administram sem controle ou os vendem entre seus pares.

Fonte: https://www.cnt.es/noticias/cnt-denuncia-a-grupo-5-por-la-gestion-del-albergue-temporal-para-personas-sin-hogar/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Será mais bela a noite acesa?
sussurra a voz dela
prolongando o crepúsculo.

Etsujin