[França] Povos do mundo, mais um esforço!

O mundo muda de base

O choque do coronavírus nada mais fez do que executar o julgamento pronunciado contra si mesmo por uma economia totalitária, baseada na exploração do homem e da natureza.

O velho mundo desfalece e desmorona. O novo, consternado com o acúmulo de ruínas, não ousa removê-las; mais assustado do que determinado, luta para recuperar a audácia da criança que está aprendendo a andar. Como ter chorado por muito tempo por causa do desastre tivesse deixado o povo estupefato.

Mas aqueles que escaparam dos tentáculos mortais da mercadoria estão nos escombros. Eles estão despertando para a realidade de uma existência que nunca mais será a mesma. Eles querem se libertar do pesadelo da desnaturalização da terra e de seus habitantes.

Não é esta a prova de que a vida é indestrutível? As mentiras vindas de cima e as denúncias vindas de baixo não se decompõem sobre esta prova na mesma ressaca?

A luta pelos vivos desdenha justificações. Reclamar a soberania da vida é capaz de aniquilar o império de mercadorias, cujas instituições são abaladas em todo o mundo.

Até hoje temos lutado apenas para sobreviver. Estávamos confinados a uma selva social onde reinava a lei do mais forte e dos mais astutos. Não é óbvio para todos que a insurreição da vida cotidiana, que na França foi anunciada pelos coletes amarelos, nada mais é do que a superação dessa sobrevivência que uma sociedade de depredação não deixou de nos impor diária e militarmente?

O que nós não queremos mais é o fermento do que queremos

A vida é um fenômeno natural em permanente ebulição experimental. Não é bom nem ruim. Seu maná nos dá o morel assim como o amanita faloide. Ela está em nós e no universo como uma força cega. Mas dotou a espécie humana da capacidade de distinguir o morel da amanita, e um pouco mais! Ela nos armou com uma consciência, nos deu a capacidade de nos criarmos recriando o mundo.

Para que esquecêssemos essa extraordinária faculdade, era necessário que carregássemos o fardo de uma história que começa com as primeiras cidades-estados e termina – ainda mais rapidamente, assim que colocamos nossas mãos sobre ela – com o colapso da globalização de mercado.

A vida não é especulação. Não tem nada a ver com marcas de respeito, veneração, culto. Não tem outro significado senão a consciência humana com a qual dotou nossa espécie para esclarecê-la.

 A vida e seu significado humano são poesias feitas por um e para todos. Esta poesia sempre brilhou nas grandes convulsões da liberdade. Não queremos mais que seja, como no passado, um relâmpago efêmero. Queremos pôr em movimento uma insurreição permanente, como o fogo apaixonado da vida, que acalma, mas nunca se extingue.

É do mundo todo que as linhas de uma canção são improvisadas. É aí que se forja a nossa vontade de viver quebrando as cadeias do poder e da predação. Correntes que nós, mulheres e homens, forjamos para nosso infortúnio.

Estamos no coração de uma mutação social, econômica, política e existencial. Este é o momento de “Hic Rhodus, hic salta, aqui está Rodas, salta aqui”. Esta não é uma ordem para reconquistar o mundo do qual fomos expulsos. É o sopro de uma vida que o impulso irresistível do povo restaurará os seus direitos absolutos.

A aliança com a natureza exige o fim de sua lucrativa exploração

Não tomamos consciência suficiente da relação concomitante entre a violência exercida pela economia contra a natureza que saqueia e a violência com que o patriarcado espanca as mulheres desde o seu início, três ou quatro mil anos antes da chamada era cristã.

Com o capitalismo de dólar verde, o saque brutal dos recursos da Terra tende a ceder lugar a grandes esquemas de suborno. Em nome da proteção da natureza, um preço está agora sendo colocado sobre ela. Isto é o que acontece no simulacro do amor quando o estuprador se veste de sedutor para melhor capturar sua presa. A predação há muito tempo recorre à prática da luva de veludo.

Estamos em um momento em que uma nova aliança com a natureza é de suma importância. Evidentemente, não se trata de encontrar – como poderíamos fazê-lo? – a simbiose com o ambiente natural em que as civilizações colhedoras evoluíram antes de serem suplantadas por uma civilização baseada no comércio, na agricultura intensiva, na sociedade patriarcal e no poder hierárquico.

Mas, compreender-se-á, trata-se agora de restaurar um ambiente natural onde a vida é possível, o ar respirável, a água potável, a agricultura livre de seus venenos, as liberdades comerciais revogadas pela liberdade dos vivos, o patriarcado desmembrado, as hierarquias abolidas.

Os efeitos da desumanização e dos ataques sistemáticos ao meio ambiente não necessitavam do coronavírus para demonstrar a toxicidade da opressão do mercado. Por outro lado, a gestão catastrófica do cataclismo expôs a incapacidade do Estado de mostrar a menor eficiência fora da única função que ele pode exercer: repressão, militarização dos indivíduos e das sociedades.

A luta contra a desnaturalização nada tem a ver com promessas e intenções retóricas louváveis, sejam elas subornadas ou não pelo mercado de energias renováveis. É baseado em um projeto prático que conta com a inventividade de indivíduos e comunidades. A permacultura que renaturaliza terras envenenadas pelo mercado de pesticidas é apenas um testemunho da criatividade de um povo que tem tudo a ganhar, destruindo o que evitou perder. É hora de proibir essas granjas de concentração, onde os maus tratos aos animais foram especificamente a causa da peste suína, da gripe aviária e das vacas enlouquecidas pela loucura do dinheiro fetichizado que a razão econômica tentará mais uma vez nos fazer engolir, se não digerir.

Essas bestas de carga que saem do confinamento para entrar no matadouro têm um destino tão diferente do nosso? Não estamos em uma sociedade que paga dividendos ao parasitismo corporativo e deixa homens, mulheres e crianças morrerem por falta de meios terapêuticos? Uma lógica econômica imparável alivia assim a carga orçamentária atribuível ao crescente número de velhos e mulheres. Defende uma solução final que os condene a morrer impunemente em casas de repouso que carecem de recursos e auxiliares de enfermagem. Em Nancy, na França, um alto funcionário da área de saúde declarou que a epidemia não é um motivo válido para não reduzir ainda mais os leitos e o pessoal hospitalar. Ninguém o chutou para fora com um grande chute no traseiro. Os assassinos econômicos são menos pungentes que um doente mental que corre pelas ruas empunhando a faca do esclarecimento religioso.

Não estou apelando para a justiça do povo, não estou defendendo o corte das gargantas dos vilões rotativos. Só peço que a generosidade humana torne impossível o retorno da razão de mercado.

Todas as formas de governo que conhecemos foram levadas à falência, desmoronadas pelo seu cruel absurdo. Cabe ao povo implementar um projeto de sociedade que devolva ao homem, aos animais, às plantas e aos minerais uma unidade fundamental.

A mentira que qualifica tal projeto como utopia não tem resistido ao choque da realidade. A história tem atingido a civilização do mercado com obsolescência e loucura. A construção de uma civilização humana não só se tornou possível, como abriu o único caminho que, apaixonada e desesperadamente sonhado por inúmeras gerações, se abre no final dos nossos pesadelos.

Porque o desespero mudou de lado, ele pertence ao passado. Ainda temos a paixão de um presente para construir. Vamos dedicar tempo para abolir o time is money dinheiro, que é o tempo da morte programada.

A renaturalização é um novo criadouro no qual teremos que nos contentar com a confusão e as inovações nos mais diversos domínios. Não temos já dado muito crédito a um médico mecanicista que muitas vezes trata os corpos como um mecânico trata o carro que lhe foi confiado para manutenção? Como não confiar em um especialista que o repara para mandá-lo de volta ao trabalho?

O dogma do não natural, martelado por tanto tempo pelos imperativos da produtividade, não contribuiu para exasperar nossas reações emocionais, para espalhar o pânico e a histeria de segurança, exacerbando assim o conflito com um vírus que a imunidade de nosso organismo teria tido alguma chance de aplacar ou tornar-se menos agressiva, se não tivesse sido minada por um totalitarismo de mercado ao qual nada de desumano é alheio?

O progresso da tecnologia tem nos importunado até a morte. Para conseguir o quê? Os vaivens celestes para Marte e a ausência de leitos e respiradores terrestres nos hospitais.

Certamente haverá mais para se admirar nas descobertas de uma vida da qual ignoramos tudo, ou quase tudo. Quem duvidaria disso? Com exceção dos oligarcas e seus lacaios, a quem a diarréia mercantil esvaziou sua substância e a quem vamos confinar às suas latrinas.

Acabando com a militarização dos corpos, costumes, mentalidades

A repressão é a última razão de ser do Estado. Ele mesmo sofre a pressão das multinacionais que impõem seus ditames sobre a terra e sobre a vida. A previsível atribuição de responsabilidade aos governos responde à pergunta: o confinamento teria sido apropriado se a infraestrutura médica tivesse permanecido eficiente, em vez de sofrer a ruína que conhecemos e que foi decretada pelo dever de rentabilidade.

Enquanto isso – é preciso dizer – a militarização e a ferocidade da segurança só substituíram a repressão em curso em todo o mundo. A ordem democrática não poderia ter desejado um pretexto melhor para se proteger da ira do povo. Prisão em casa, não era esse o objetivo dos líderes, preocupados com o cansaço que ameaçava suas seções de agressão por espancadores, traficantes e assassinos contratados? Que belo ensaio geral para essa tática de encapsulamento usada contra os pacíficos manifestantes que exigiam, entre outras coisas, a reabilitação dos hospitais.

Pelo menos fomos avisados: os governos farão de tudo para que passemos do confinamento para o nicho. Mas quem aceitará passar docilmente da austeridade da prisão para o conforto do servilismo remendado?

É provável que a raiva do prisioneiro tenha aproveitado a oportunidade para denunciar o sistema tirânico e aberrante que trata o coronavírus da mesma forma que este terrorismo multicolorido com o qual o mercado do medo faz seus bolos gordurosos.

A reflexão não pára por aí. Pense nas crianças em idade escolar que, na terra dos direitos humanos, foram obrigadas a ajoelhar-se diante do desdém do Estado. Pense na mesma educação, onde o autoritarismo dos professores há séculos tem dificultado a curiosidade espontânea das crianças e impedido que a generosidade do conhecimento se espalhasse livremente. Pense na medida em que a concorrência feroz, a competição, a auto-retidão do “saia do caminho, vou entrar” nos confinaram a um quartel.

A servidão voluntária é um soldado que marcha no ritmo. Um passo para a esquerda, um passo para a direita… O que isso importa? Ambos permanecem na Ordem das coisas.

Quem aceita ser mandado por cima, ou por baixo, a partir de agora tem apenas um futuro como escravo.

Saída do mundo mórbido e fechamento da civilização de mercado

A vida é um mundo que se abre e está aberta para o mundo. Certamente, tem sofrido com frequência esse terrível fenômeno de inversão, onde o amor se transforma em ódio, onde a paixão por viver se transforma em instinto de morte. Durante séculos ela foi reduzida à escravidão, colonizada pela necessidade bruta de trabalhar e sobreviver como uma fera.

No entanto, não há nenhum exemplo conhecido do confinamento em celas isoladas de milhões de casais, famílias e solitários que estão convencidos pela incapacidade dos serviços de saúde de aceitarem seu destino quando não estão mansamente com raiva contida.

Todos se encontram sozinhos, diante de uma existência onde são tentados a separar a parte do trabalho servil da parte dos desejos loucos. O tédio dos prazeres consumíveis é compatível com a exaltação dos sonhos que a infância cruelmente deixou por realizar?

A ditadura do lucro resolveu tirar tudo de nós no exato momento em que sua impotência está se espalhando pelo mundo e expondo-a a uma possível aniquilação.

A absurda desumanidade que nos atormenta há tanto tempo explodiu como um abscesso no confinamento ordenado pela política do assassinato lucrativo, que as máfias financeiras cinicamente praticam.

A morte é a indignidade última que os seres humanos infligem a si mesmos. Não sob o efeito de uma maldição, mas pela desnaturalização que lhe foi atribuída.

Não é pelo medo nem pela culpa que quebraremos as correntes que forjamos no medo e na culpa. Não é isto que o poder invencível da ajuda mútua e da solidariedade demonstra nestes tempos de opressão extrema?

Uma educação esmagada ao longo de milhares de anos nos ensinou a reprimir nossas emoções, a quebrar os nossos impulsos de vida. Queríamos que a besta que vive em nós fosse um anjo, a qualquer custo.

Nossas escolas são densas de hipócritas, de repressores, de torturadores racistas. Os últimos entusiastas do conhecimento caminham com dificuldade com a coragem do desespero. Será que finalmente aprenderemos, ao sair de nossas celas prisionais, a libertar a ciência do grilhão de sua lucrativa utilidade? Será que tomaremos cuidado para refinar nossas emoções, não para reprimi-las? Será que reabilitaremos nossa animalidade, não para domá-la, como domamos nossos irmãos supostamente inferiores?

Não incito aqui à eterna boa vontade ética e psicológica, aponto o dedo para o mercado do medo onde o segurança faz suas botas tocarem. Chamo a atenção para esta manipulação das emoções que atordoa e cretiniza as multidões, advirto contra a culpa que ronda em busca de bodes expiatórios.

Justiça para os velhos, os desempregados, os indocumentados, os sem-teto, os estrangeiros, os coletes amarelos, os excluídos! Este é o mugido daqueles acionistas do nada que saem e compram o coronavírus para espalhar a peste emocional. Os mercenários da morte nada mais fazem do que obedecer aos ditames da lógica dominante.

O que deve ser erradicado é o sistema de desumanização estabelecido e aplicado ferozmente por aqueles que o defendem em nome do poder e do dinheiro. O capitalismo há muito tempo tem sido julgado e condenado. Estamos impressionados com a infinidade de denúncias contra ele. É o suficiente.

O imaginário capitalista identificou sua agonia com a agonia do mundo inteiro. O fantasma do coronavírus foi, se não o resultado premeditado, pelo menos a ilustração exata de sua maldição absurda. O caso é resolvido. A exploração do homem pelo homem, da qual o capitalismo é avatar, é uma experiência que deu errado. Vamos fazer com que a piada do aprendiz de feiticeiro sinistro seja devorada por um passado do qual nunca deveria ter surgido.

Somente a exuberância da vida redescoberta pode quebrar tanto os grilhões da barbárie do mercado quanto a armadura característica que imprime a marca do economicamente correto na carne viva de todos.

A democracia autogerida anula a democracia parlamentar

Já não se trata de tolerar que os responsáveis, que estão em todos os níveis das suas comissões nacionais, europeias, atlânticas e mundiais, desempenhem o papel do culpado e do inocente. A bolha econômica, que eles encheram de dívidas virtuais e dinheiro fictício, implodiu e estourou diante dos nossos olhos. A economia está paralisada.

Mesmo antes do coronavírus revelar a magnitude do desastre, as “altas autoridades” tomaram conta da máquina e a paralisaram mais seguramente do que as greves e movimentos sociais que, por mais úteis que tenham sido, não foram muito eficazes.

Chega dessas farsas eleitorais e péssimos diatribes. Que esses representantes eleitos, brutalizados pelas finanças, sejam varridos como lixo e desapareçam do nosso horizonte, pois o vestígio de vida que lhes dá um rosto humano desapareceu deles.

Não queremos julgar e condenar o sistema opressivo que nos condenou à morte. Nós queremos destruí-lo.

Como não pousar neste mundo em colapso, em nós e diante de nós, sem construir uma sociedade com o humano que permanece ao nosso alcance, com a solidariedade individual e coletiva? A consciência de uma economia gerida pelo povo e para o povo implica a liquidação dos mecanismos da economia de mercado.

Em sua última ação inesperada, o Estado não se contentou em tomar os cidadãos como reféns e prendê-los. Sua incapacidade de ajudar as pessoas em perigo as mata aos milhares.

O Estado e seus patrocinadores arruinaram os serviços públicos. Nada mais funciona. Sabemos com certeza: a única coisa que eles conseguem fazer funcionar é a organização criminosa do lucro.

Eles têm administrado seus negócios sem consideração pelas pessoas, o resultado é deplorável. Cabe ao povo fazer o seu, arruinando o deles. Cabe a nós começar tudo de novo de novas maneiras.

Quanto mais o valor de troca prevalece sobre o valor de uso, mais o reinado da mercadoria prevalece. Quanto mais damos prioridade ao uso que queremos fazer da nossa vida e do nosso meio ambiente, mais a mercadoria perde a sua corrosividade. A gratuidade lhe dará a estocada final.

A autogestão marca o fim do Estado cuja bancarrota e nocividade foram demonstradas pela pandemia. Os protagonistas da democracia parlamentar são os coveiros de uma sociedade desumanizada pela rentabilidade.

Por outro lado, confrontados com a incompetência dos governos, temos visto o povo mostrar uma solidariedade inabalável e implementar uma verdadeira autodefesa da saúde. Não é esta uma experiência que augura bem para uma extensão das práticas de autogestão?

Nada é mais importante do que nos prepararmos para tomar conta dos setores públicos, uma vez tomados pelo Estado, antes que a ditadura do lucro os envie para a sucata.

O Estado e a rapacidade de seus patrocinadores pararam tudo, tudo paralisou exceto o enriquecimento dos ricos. Ironias da história, a pauperização é hoje a base para uma reconstrução geral da sociedade. Quem já enfrentou a morte, como pode ter medo do Estado e do seu mal-estar?

Nossa riqueza é a nossa vontade de viver

A recusa em pagar contribuições e impostos não faz mais parte do repertório do incitamento subversivo. Como poderiam os milhões de pessoas que não terão meios de subsistência pagar por eles, enquanto o dinheiro, quantificado em bilhões, continua a ser engolido pelo abismo da apropriação indevida financeira e da dívida que ela aprofunda? Não esqueçamos que da prioridade dada ao lucro nascem as pandemias e a incapacidade de lidar com elas. Será que vamos ficar com a condição das vacas loucas sem aprender nada com ela? Vamos finalmente admitir que o mercado e seus gestores são o vírus a ser erradicado?

O tempo não é mais para indignações, lamentos, declarações de perplexidade intelectual. Insisto na importância das decisões que serão tomadas pelas assembleias locais e federadas “pelo povo e para o povo” em termos de alimentação, habitação, transporte, saúde, educação, cooperativa monetária, melhoria do ambiente humano, animal e vegetal.

Vamos em frente, até mesmo tateando. É melhor errar ao experimentar do que voltar atrás e repetir os erros do passado. A autogestão está na raiz da insurreição da vida cotidiana. Recordemos que o que destruiu e interrompeu a experiência das coletividades libertárias da revolução espanhola foi a farsa comunista.

Eu não peço a ninguém que me aprove, muito menos que me siga. Eu estou a caminho. Todos são livres para fazer o mesmo. O desejo pela vida é ilimitado. Nossa verdadeira pátria está em todos os lugares onde a liberdade de viver está ameaçada. Nossa terra é uma pátria sem fronteiras.

Raoul Vaneigem

10 de Abril de 2020

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/03/31/franca-coronavirus-por-raoul-vaneigem/

agência de notícias anarquistas-ana

Lua crescente.
Onde está a outra parte?
Derramou no mar.

Rafael Medeiros