[Chile] Santiago: Nasce o Sindicato Autogestionado de Trabalhadores Ambulantes

O Sindicato Autogestionado de Trabalhadores Ambulantes nasce para propiciar uma ferramenta de resistência frente ao delicado momento em que nos encontramos, produto da contingência e consequência do coronavírus. Nos organizamos sob princípios horizontais com total autonomia de partidos políticos, resolvendo entre companheiros e companheiras as dificuldades próprias de nosso grêmio.

Como Sindicato Autogestionado de Trabalhadores Ambulantes exigimos o pagamento de um abono de $300.000 a todos e todas as trabalhadoras ambulantes, sem exceção nem condições. Para chilenos e imigrantes, tenham ou não RUT [documento máximo no Chile]. Durante esta pandemia somos um dos grêmios mais afetados. Nossas famílias têm que comer todos os dias e a situação se torna insustentável.

O governo com os bancos privados destinam milionários recursos às empresas formais. No entanto, não existiu nenhuma ajuda para os trabalhadores ambulantes. E não reclamamos nada que não nos pertença, pois as multas que durante anos nos obrigaram a pagar são custosas e também o IVA [imposto sobre valor agregado] de toda a mercadoria que compramos para nosso trabalho. Quer dizer, longe de ser um presente, exigimos que nos devolva o que historicamente nos roubaram.

Chamamos a todas as pessoas que se dedicam ao trabalho ambulante a organizarem-se para realizar esta campanha. Virão meses difíceis, mais ainda com a chegada do inverno. É o momento de estarmos unidos e organizados. Só o povo ajuda o povo. Contra a pandemia e a ambição do governo: apoio mútuo, organização e ação direta.

FB: Sindicato Autogestionado Trabajadores Ambulantes

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Calor e chuva
Caminham pela janela
Lágrimas de outono

Yumi Kojima